Os grupos oriental e central dos Açores vão estar na sexta-feira sob ‘Aviso Vermelho’ devido à previsão de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e o central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) vão estar sob ‘Aviso Vermelho’ entre as 03h00 e as 15h00 de sexta-feira devido à previsão de chuva e vento forte.

O ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.

Os dois grupos dos Açores vão estar sob ‘Aviso Laranja’ a partir das 12h00 de hoje e até às 03h00 de sexta-feira devido à chuva e vento, passando a partir dessa hora a ‘Aviso Vermelho’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois grupos estão igualmente em situação de ‘Aviso Amarelo’ relativamente à agitação marítima, prevendo-se ondas com seis a oito metros, entre as 00h00 e as 15h00 de sexta-feira.

O ‘Aviso Laranja’ refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”, enquanto o ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Na quarta-feira, o IPMA anunciou que o ciclone tropical ‘Alex’ deve atingir os Açores na madrugada e na manhã de sexta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.

“Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajetória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira”, explicou Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

Carlos Ramalho esclareceu que, “às 05h00 da manhã [de hoje], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora”.

“A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade ‘Alex’, espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 km/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), sendo que a influência será sentida de forma mais intensa a partir da madrugada e durante a manhã de sexta-feira”, adiantou o meteorologista.

Quando atingir o arquipélago, os especialistas estimam que o vento será de 100 a 130 km/hora nos grupos oriental e central (ilhas Terceira, Faial, Pico, Graciosa e São Jorge), com “chuva forte e forte agitação marítima, com ondas de seis a oito metros para os dois grupos”.

Um ciclone é uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação, sendo uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, de vento e de agitação marítima, de acordo com o IPMA.

Entretanto, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.