Usar comandos de voz é uma prática cada vez mais comum. Principalmente no que toca a pesquisas no Google, feitas em dispositivos Android. À falta de tempo e paciência para escrever os termos manualmente, porque não ditá-los ao nosso telemóvel ou tablet? Basta carregar no pequeno microfone junto à caixa de pesquisa.

Mas o que muitos utilizadores não sabem é que a Google grava tudo o que lhe dizemos. Fá-lo assumidamente e — melhor — deixa-nos ouvir essas gravações. Neste artigo, vamos um pouco mais além: ensinamos como as apagar. Porém, não se assuste. De acordo com a revista norte-americana Time, as gravações são privadas e a Google usa-as para personalizar e melhorar a relevância dos resultados que apresenta.

Então, vamos à ação:

1. Com o login feito na sua conta Google, aceda à página Atividade de Voz e Áudio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Verá uma lista com todas as gravações de si que a Google armazenou (se a lista estiver vazia, significa que não tem esta funcionalidade ativa).

3. Os registos deverão surgir agrupados por data. Clique no Play para os ouvir. Depois, para os apagar, selecione os que entender e carregue em Eliminar.

Segundo a Time, a gravação só é feita para comandos de voz executados em aparelhos Android. O suporte para dispositivos iOS deverá chegar em breve.

Editado por Filomena Martins