A quota de mercado do grupo Volkswagen na Europa caiu em 2015 pela primeira vez em oito anos, apesar das promoções que a marca fez no final do ano para conter os danos associados ao escândalo das emissões poluentes. A quota de mercado foi perdida para rivais como a Fiat Chrysler e a BMW.

Menos de um quarto dos carros vendidos na Europa (24,8%) eram do grupo Volkswagen. Trata-se de um recuo face à quota de mercado de 25,5% em 2014, segundo dados divulgados esta sexta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). O recuo da quota de mercado da Volkswagen deu-se num ano em que o total de matrículas no setor europeu disparou 9,2% para um máximo de seis anos (14,2 milhões de carros).

O mês de dezembro ilustra bem a razão por que a Volkswagen está em queda na Europa, no que diz respeito a quota do mercado total. As vendas do grupo aumentaram 4,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em contraste, o mercado como um todo cresceu 16,6%, com 1,16 milhões de veículos vendidos, o melhor ano para o setor desde 2012.

acea

Fonte: ACEA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR