Há uma grande probabilidade de achar que não está a falhar com nada na sua limpeza de pele e que está a ganhar anos de vida. Mas sabe que mais? Na verdade pode estar a fazer tudo errado. Hoje em dia, a maquilhagem é praticamente um jogo de camadas, sombras e pós. É feita para durar horas e resistir à humidade, à água e ao calor. Fazemos contornos, cozinhamos a nossa pele com pós e, ao fim do dia, esfregamos a cara com desmaquilhante ou passamos uma toalhita e esperamos que seja o suficiente para apagar tudo o que se acumulou durante horas e horas.

Retirar toda a maquilhagem tem tanto de técnica quanto o próprio ato de maquilhar. E porque explicar o porquê da importância de limpar o rosto todos os dias já é um assunto do ano passado, partilhamos alguns segredos para — agora que já sabe desta obrigatoriedade — fazer tudo de forma correta.

Não esfregue os olhos

A primeira tendência é a de aplicar o algodão ou a toalhita nos olhos e esfregar. Mas o que esse gesto faz é danificar a pele dos olhos, que é mais fina e propensa a irritações. E a olheiras, claro. A forma certa de desmaquilhar os olhos é com um desmaquilhante próprio para tal, sem álcool e de textura suave, aplicar algumas gotas num disco de algodão e mantê-lo nos olhos durante 20 a 30 segundos. Este é o tempo suficiente para o desmaquilhante começar a dissolver a maquilhagem. Só aí, e só depois de deixar atuar, é que pode esfregar suavemente para retirar o que ficou mais agarrado — normalmente a máscara de pestanas e o eyeliner. Nota: nunca puxe as pestanas para retirar a máscara. A forma ideal é, com o disco de algodão, passar nas pestanas de baixo para cima, como se as estivesse a revirar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não use o mesmo algodão/toalhita para remover a maquilhagem toda

Quando, em 1998, a expressão “o algodão não engana” se tornou famosa, muito estaria para vir feito à medida dessa frase. Esta é uma dessas situações. Ao usar o mesmo algodão ou a mesma toalhita, corre o risco de transferir alguma da maquilhagem de olhos para a pele ou vice-versa e, pior ainda, vão ficar restos agarrados à pele — mesmo que não veja. Experimente retirar a maquilhagem toda e, no fim, passar um novo disco de algodão ou toalhita para retirar o que ficou para trás. Vai ver que o algodão não engana.

Escolha fórmulas certas para o tipo de maquilhagem que usa

Para quem usa apenas um BB Cream, um blush e um batom para dar alguma cor à tez, uma água de limpeza ou uma água micelar vão ser suficientes para limpar tudo ao fim do dia. Mas produtos à prova de água e sombras escuras vão precisar de produtos com uma consistência mais forte, como os óleos de limpeza, para fazer o trabalho completo.

12 fotos

Desmaquilhar também tem um passo-a-passo

Não somos contra as toalhitas de limpeza. Mas somos contra o seu uso no dia-a-dia. Porque elas devem ser usadas apenas num SOS e não como método. Quando escrevemos sobre o ritual diário das mulheres coreanas, focámos dois passos essenciais que, eventualmente, são um dos grandes responsáveis pela sua pele imaculada: elas fazem uma limpeza exímia. O ideal será começar por limpar o rosto com um óleo de limpeza ou um desmaquilhante, que limpa toda a maquilhagem e, de seguida, voltar a limpar com uma espuma ou um gel que, por seu lado, vão retirar tudo o que sobra, bem como os resíduos do óleo ou do desmaquilhante. No fim, passe um tónico — vai remover qualquer resíduo das etapas anteriores, repor o equilíbrio do pH da pele e prepará-la para receber os cremes de tratamento noturno.

Vai ter de experimentar várias fórmulas até encontrar o produto certo

Tal como usa um creme próprio para a sua pele (oleosa, seca, sensível…) também tem de usar produtos de limpeza específicos. Uma pele sensível, por exemplo, vai pedir um produto mais suave que atenda às suas necessidades. Por outro lado, um desmaquilhante que diga que é próprio para olhos não significa que não lhe vá pregar uns valentes ardores. A nossa lágrima tem um pH entre o 6,9 e o 7,5, pelo que um produto que tenha um pH superior vai arder. O ideal será testar vários até encontrar aquele que funcione bem com os seus olhos e não lhe torne o processo de desmaquilhar penoso.