Passados quase 29 anos desde que o Wally se vestiu de vermelho e branco e andou por aí a esconder-se nas multidões, a moda de procurar o que parece impossível de encontrar continua em voga. Talvez já não se folheiem páginas repletas de bonecos, mas se os métodos são outros, o propósito é o mesmo: vaguear pela Internet à procura de desafios para a nossa perceção.

Este é mais um: Simon Menner andou a camuflar francoatiradores do exército alemão nos bosques e pinhais. Agora garante que estão todos de armas apontadas à nossa testa… e que nós nem sequer os conseguimos ver. Este artista não é novo nestas andanças: a última vez que nos tinha desafiado foi há seis anos, quando lançou um livro polvilhado com imagens deste género. Só que desta vez excedeu-se. Quer ver (se conseguir)?

3 fotos

Apesar do sucesso que as imagens de Simon Menner estão a ter na Internet, ele torce um nariz (ainda que só um pouco), conta o El País: diz que se diverte com os vídeos que caem no YouTube sobre as ditas fotografias, mas também acha que tira a diversão de quem prefere as edições de papel sem spoilers por perto. “Alguns desses vídeos violam a propriedade intelectual das minhas obras”, esclarece o alemão.

“Camouflage”, o nome desta série de imagens, foi produzida com o apoio do exército da Alemanha: Simon Menner trabalhou um dia inteiro com um atirador em 2010. Três anos mais tarde foi efetuada uma nova série nos Alpes. E é a essa que temos acesso na fotogaleria acima. Quer ver as soluções? Estão aqui em baixo.

solution

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR