Ao 127º aniversário de uma das principais figuras da arte absrata, Sophie Taeuber-Arp, a homenagem vem da Google. Com um Doodle no abstrato, como não poderia deixar de ser.

googledoodle Sophie Taeuber-Arp

Google Doodle desta terça-feira é dedicado a Sophie Taeuber-Arp, grande figura da arte abstrata.

Sophie Taeuber-Arp nasceu em Davos (Suíça) como Sophie Henriette Gertrude Taeuber, em 1889, iniciando o estudo das artes em Munique – e mais tarde em Zurique, onde acompanhou o início do movimento de vanguarda artístico moderno do dadaísmo, no qual se tornou numa das suas grandes figuras. Aí conheceu igualmente o futuro marido, o escultor e pintor francês Hans Arp.

Sophie_Taeuber

O dadaísmo surgiu no rescaldo da Primeira Guerra Mundial. Começou quase como resposta às milhões de mortes no conflito, e caracterizava-se pela utilização de materiais fora do comum, de forma abstrata e utilizando muitas vezes formas geométricas.

A veia artística de Taeuber-Arp cobriu áreas como a pintura, desenho, tecelagem, as marionetes ou a dança, criando juntamente com o marido variadíssimas obras de arte. Transformou-se numa das artistas femininas mais proeminentes do século XX, encontrando uma ligação entre artes plásticas e artes aplicadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Taeuber-Arp mudou-se então, com o marido, para Paris em 1926 onde exibiu muitas das suas obras. No entanto, e fugindo da ocupação nazi, o casal regressou a Zurique em 1942. No ano seguinte morreu devido a uma intoxicação por monóxido de carbono, com origem num fogão estragado.

A artista é a única mulher representada nas notas na Suíça, com a sua cara desenhada nas notas de 50 francos desde 1995:

EPSON scanner image

Sophie Taeuber-Arp é a única mulher representada nas notas na Suíça. Em concreto a sua cara aparece nas notas de 50 francos