Uma oratória sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes estreia segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, integrada numa celebração da vida do diplomata que inclui exibição de filmes, uma exposição e uma cerimónia em sua memória.

Com autoria do norte-americano Neely Bruce, o espetáculo de 90 minutos tem o título “Circular 14: The Apotheosis of Aristides” e vai acontecer no auditório Moses E. Gindi da American Jewish University.

No dia 23 de janeiro, o Museu do Holocausto de Los Angeles exibe também dois filmes sobre a vida de Sousa Mendes e abre uma exposição sobre a sua vida. No dia seguinta, organiza uma cerimonia para honrar o diplomata português.

Um excerto de “Circular 14: The Apotheosis of Aristides”, com 40 minutos, foi apresentado pela primeira vez na primavera passada, em Washington, num evento para celebrar os 75 anos das ações de Sousa Mendes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neely Bruce começou a trabalhar no projeto no outono de 2010, depois de ser desafiado pela então presidente da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Olivia Mattis.

“Demorei cinco segundos a decidir compor a peça”, recordou à Lusa o compositor, que ensina na Universidade de Wesleyan, no Connecticut.

Nos quatro anos que se seguiram, assistiu a todos os filmes e documentários feitos sobre o português, que em junho de 1940, desrespeitou as ordens de Salazar e concedeu milhares de vistos a refugiados que procuravam fugir da França ocupada pelas forças nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de viajar por França e Portugal em 2013, o norte-americano começou a escrever o libreto da obra, pedindo a colaboração da presidente da fundação, Olivia Mattis, do especialista em história judaica Howard Needler e do dramaturgo John Basinger.

A peça deve ser interpretada por cinco solistas, dois coros e uma orquestra sinfónica completa e, além de solos de piano, tem solos de guitarra portuguesa.

“Apaixonei-me pelo som deste instrumento e ele está em destaque em três ou quatro momentos da oratória”, diz o compositor.

Na estreia em Los Angeles, Pedro da Silva tocará guitarra portuguesa, Bruce estará ao piano e Michel Gill, da série “House of Cards, cuja família foi salva por Sousa Mendes, fará de narrador.

Robert MacNeil desempenhará o papel de Aristides de Sousa Mendes, Ashley Faatoalia fará de Salazar, Marina Harris de primeira mulher de Sousa Mendes, Angelina, Katherine Giaquinto fará de segunda mulher, Andrée, e Stephan Kirchgraber será o Rabbi Kruger.

Com o título “Visas to Freedom: Aristides de Sousa Mendes and the Refugees of World War II”, a exposição no Museu do Holocausto de Los Angeles conta com vários objetos, incluindo vistos dr famílias salvas, que contam a história do português.

“O Museu do Holocausto de Los Angeles está honrado por exibir artefactos originais que documentam a vida de Sousa Mendes. A exposição vai fazer parte da Galeria Resgate e Resistência, que educa os visitantes sobre os incríveis atos de coragem e compaixão de indivíduos como Sousa Mendes”, explicou a diretora do museu, Samara Hutman.