Ter o cabelo sujo não é o fim do mundo — muitos penteados só funcionam bem numa cabeleira que não vê água há dois ou três dias porque torna-se mais fácil de trabalhar e fixar. As próprias celebridades que vemos no Instagram com os seus cabelos imaculados lavam-nos (ou têm alguém que os lave), na verdade, uma ou duas vezes por semana.

Em entrevista ao site Into The Gloss, Kim Kardashian chegou mesmo a revelar: “Não lavo [o cabelo] todos os dias. Começo por lavar e pentear no primeiro dia, no segundo talvez lhe dê um ar mais despenteado e com volume, no terceiro pego num ferro de alisar e deixo-o totalmente liso, uma vez que isso já requer um pouco de óleo no cabelo. No quarto dia poderá ser um rabo de cavalo penteado para trás e no quinto é hora de voltar a lavar.”

Mas voltando a colocar os pés na terra — porque não temos ninguém para nos pentear –, no dia-a-dia um cabelo sujo pode tornar-se um inferno, sobretudo numa manhã em que não tenha tempo de o lavar, secar e esticar, coisa para demorar uns bons 45 minutos.

Em caso de SOS, há alguns penteados que vão funcionar bem com o cabelo sujo e que definitivamente lhe vão salvar o dia.

Ondas despenteadas

View this post on Instagram

@kristin_ess's curls vs. Miami humidity…

A post shared by Lauren Conrad (@laurenconrad) on

Não há nada como um cabelo um pouco sujo para fixar aquelas ondas como se tivesse acabado de sair da praia. A forma mais fácil de fazer este penteado é dividir o cabelo em secções, ir enrolando secção a secção e prender com ganchos. No fim, aplique um spray fixador e vá acabar de se arranjar. A ideia é deixar o cabelo arrefecer enquanto fixa as ondas. Retire os ganchos, solte as madeixas com os dedos e aplique uma camada de laca ou spray fixador para manter tudo no sítio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um meio apanhado

Já foi um dos apanhados da nossa infância (quantas vezes as nossas mães não nos fizeram carrapitos no cimo da cabeça?) mas este verão virou moda entre as bloggers e já é chamado de look samurai. É uma boa solução, prático e fácil de fazer. Faça uma linha reta por cima das orelhas e apanhe essa secção de cabelo. Pode fazer um apanhado como Chiara Ferragni, uma trança ou um rabo-de-cavalo apenas com a parte superior do cabelo (que normalmente está mais oleosa porque está mais exposta).

Volume despenteado

O champô seco foi, provavelmente, uma das melhores invenções porque em dias “não” pode ser uma salvação. Pulverize as raízes e deixe-as absorver o produto durante cinco a dez minutos e, no fim, com uma escova, modele todo o cabelo à sua vontade e retire o excesso de produto. Pode usar um ferro de enrolar para criar algum volume ou trabalhar as madeixa com os dedos. No fim, termine com um spray fixante e está pronta para sair de casa.

Rabo-de-cavalo desalinhado

Não são só os rabos-de-cavalo penteados para trás que são elegantes. Um apanhado desarranjado pode ser igualmente vistoso e tudo o que precisa é sair da cama, apanhá-lo e caprichar na maquilhagem.

Um coque despenteado

Com um pouco de creme para dar textura nas mãos, apanhe o seu cabelo no cimo da cabeça e faça um rabo-de-cavalo. O creme vai deixar o cabelo maleável. Pegue no rabo-de-cavalo, enrole-o à volta do elástico e prenda com ganchos para criar aquele efeito despenteado. Se estiver vento ou chuva, termine com um pouco de spray fixante ou spray anti-humidade.

Usar um acessório no cabelo

Se chapéus ou turbantes são demasiado para usar no trabalho, fique pelos básicos como fitas ou lenços. Cabelo sujo? Onde?

Uma trança lateral

A trança é, sem dúvida, o penteado chique das mais preguiçosas. E vai esconder toda e qualquer oleosidade. Se tiver jeito para fazer coisas mais elaboradas, pode seguir as dicas que Alice Trewinnard deu ao Observador para vários penteados com tranças.

Um coque estilizado

Vai ter uma reunião e não pode andar a brincar aos (des)penteados? Nada como um coque bem apanhado para resolver o problema. Aplique mousse ou um creme para deixar o cabelo bem alinhado e faça um apanhado no cimo da cabeça, enrolando o cabelo ao redor do elástico para criar um coque. Passe bastante laca para garantir que fica tudo no sítio e está pronta para arrasar na reunião.