O cantor francês Charles Aznavour, com 90 anos, edita esta semana em DVD, CD e blu-ray a sua atuação em setembro do ano passado no Palácio dos Desportos, em Paris, divulgou esta sexta-feira a discográfica Universal Music.

“Aznavour Live — Palais des sports 2015” é o título da edição que regista a série de seis concertos, todos esgotados, que o cantor francês deu em setembro último, e nos quais interpretou alguns dos seus êxitos como “La bohéme” e “Emmenez-moi”.

Do alinhamento, num total de 20 temas, constam canções como “Les émigrants”, “Paris au mois d’aout”, “Mourir d’aimer”, “Mes emmerdes”, “Il faut savoir”, “Hier encore”, entre outros êxitos de uma carreira em que se cruzou com Edith Piaf, Charles Trenet, Liza Minnelli, Frank Sinatra e Amália Rodrigues, entre outros.

Em maio do ano passado, o cantor, celebrando o seu 90.º aniversário, além de várias atuações em França e além-fronteiras, gravou o álbum de originais intitulado “Encores”.

O cantor de origem arménia, nasceu em Paris, a 22 de maio de 1924, e foi batizado Shahnour Varinag Aznavourian, mais tarde adotou o nome artístico de Charles Aznavour. O jovem Shahnour nasceu numa família de artistas, o pai era barítono e a mãe atriz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final da década de 1930, Charles de Aznavour vendia jornais na rua, e deu os primeiros passos no meio artístico ao atuar no Club de la Chanson, onde conheceu o pianista e compositor Pierre Roche, que compôs para si, e em 1946, travou conhecimento com os cantores Edith Piaf e Charles Trenet, de quem era fã.

Piaf apadrinhou a carreira do jovem cantor e abriu-lhe as portas do mercado artístico dos Estados Unidos, onde atuaram com grande sucesso, tendo regressando a França, em 1952.

Charles Aznavour compôs “Aie mourrir pour toi” para Amália Rodrigues, e, em 2008, quando atuou em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, atual Meo Arena, recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2007 gravou com a cabo-verdiana Mayra Andrade a canção “Je danse avec l’amour”.

Com uma carreira de perto de 70 anos, como cantor, ator e compositor, Aznavour escreveu mais de mil canções em francês, inglês, italiano, espanhol e alemão, e vendeu mais de 100 milhões de discos.

Em 1997, a França reconheceu o seu papel na história da canção francesa, distinguindo-o com o grau de Oficial da Legião de Honra.

Aznavour é embaixador permanente da UNESCO, e o Estado da Arménia concedeu-lhe, em 2008, a nacionalidade arménia. Anteriormente o cantor tinha recebido a Ordem da Pátria, a mais alta condecoração da antiga República soviética e uma das praças da capital tem o seu nome.