A União Europeia “está a cair aos bocados”, disse o magnata e filantropo norte-americano George Soros no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, na quinta-feira.

“A União Europeia está a cair aos bocados”, disse Soros aos participantes no fórum, incluindo jornalistas, considerando que agora se instalou “o pânico na política de asilo europeia”.

“Passamos a linha em que as entradas reduzem a capacidade dos países assimilarem ou integrarem os refugiados”, acrescentou.

O multimilionário de origem húngara, que respondia a questões de um jornalista da Bloomberg no evento, acrescentou que a crise dos migrantes também afetou negativamente a chanceler alemã Angela Merkel.

Ela “queria pará-la (a crise dos migrantes), por isso arriscou o seu capital político e perdeu porque o seu gesto de abrir a Alemanha não foi devidamente preparado”.

Para Soros, a Rússia estava numa “muito fraca posição” e enfrentava o “colapso iminente”. Já a economia chinesa, apesar de estava a viver um período conturbado, tem mais latitude (…) do que a maioria dos outros países” , considerou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O magnata afirmou também que a economia chinesa estava a passar por um momento difícil, que a reserva federal norte-americana (Fed) aumentou os juros demasiado tarde, e que o aspirante a candidato republicano Donald Trump estava a “fazer o trabalho” do grupo radical estado Islâmico.

Soros criticou a Fed, afirmando que os decisores “se atrasaram um ano a aumentar as taxas de juro, quando a economia norte-americana já estava em desaceleração”.

E sobre o primeiro teste à corrida presidencial, previsto para 01 de fevereiro no Iowa, Soros — que declarou apoio à aspirante a candidata democrata Hillary Clinton — disse que Trump e um dos seus maiores rivais Ted Cruz estavam “a fazer o trabalho do estado Islâmico”.