A Alemanha tem sido um dos destinos de eleição para a maioria dos refugiados que têm chegado à Europa, naquela que é a maior vaga de imigração desde a Segunda Guerra Mundial. Por isso, foi lançada uma aplicação que serve de guia de comportamento aos migrantes que cheguem ao território germânico.

Por exemplo, explica-se que na Alemanha quando duas pessoas se cumprimentam dá-se os bons dias e olha-se nos olhos. Para além disso, não se dão palmadas no traseiro das mulheres e tanto homens como mulheres podem escolher livremente com quem formam casal ou que religião praticam.

Esta curiosa aplicação que, como muitos defendem, é necessária para conter um possível choque cultural num país que já recebeu mais de um milhão de refugiados, foi criada pelo Gabinete Federal de Migração e Refugiados, pelo Goethe Institut, pelo Gabinete Federal de Emprego e pela Radiotelevisão Bávara, dá conta o El Mundo.

aplicação alemã que serve de guia aos imigrantes

“Na Alemanha, os conflitos não se solucionam com violência”. (ankommenapp)

O guia esclarece também que a roupa da mulher não tem nada a ver com a sua abertura sexual – este tipo de indicações ganharam particular importância depois das centenas de agressões sexuais denunciadas durante a passagem de ano na cidade de Colónia, algumas delas, alegadamente, protagonizadas por imigrantes – especificando-se que as mini-saias, salto altos ou a maquilhagem não devem ser entendidos como um “convite” aos homens e que tanto mulheres como homens escolhem livremente com quem querem casar ou manter uma relação sexual.

Para além destas lições concretas, a aplicação, que está disponível gratuitamente e com versões em árabe, inglês, francês ou alemão, descreve os valores, costumes e direitos da sociedade germânica, bem como um curso básico de alemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR