Quando se fala de gastronomia algarvia, o nome Noélia & Jerónimo vem facilmente à baila. É considerado um dos restaurantes mais emblemáticos da região — para não dizer do país — a ponto de, no pico do verão, ser recomendável (para não dizer obrigatório) marcar mesa e encomendar pratos com semanas de antecedência. Não será assim de estranhar que o recente workshop “Jantar com a Noélia” na Academia Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, tenha tido lotação esgotada. A enchente deveu-se tanto à fama do restaurante e da respetiva chef, Noélia Jerónimo, como ao prato que a algarvia veio ensinar os lisboetas a fazer: o famoso arroz de limão com robalo e amêijoas.

“O segredo desta receita é o limão”, começa por dizer a anfitriã. A bancada já está montada com todos os ingredientes. O arroz, cebola, alho e coentros vieram diretamente de Cabanas de Tavira e chegaram com uma hora de atraso ao Mercado da Ribeira depois de se perderem pelas ruas lisboetas. O avental, esse, está à espera de ser vestido por cada um dos participantes. “Esqueçam o bloco de notas e vistam o avental porque vamos pôr a mão na massa”, anuncia Rodrigo Meneses, o responsável pela academia. “Aqui vamos ensinar a cozinhar e ajudar a aperfeiçoar a técnica mas também vamos degustar petiscos com um belo copo de vinho branco.”

Academia Time Out12

Rodrigo Meneses apaixonou-se pelos dotes culinários da chef Noélia quando visitou o seu restaurante pela primeira vez. (foto: © MICHAEL M. MATIAS /OBSERVADOR)

Quando a chef pede que se piquem as cebolas, os seus desejos transformam-se em ordens. “A forma mais fácil é dividir a cebola ao meio e cortar faixas verticais, de cima para baixo, sem chegar à raiz. A partir daí é só rodar verticalmente e começar a picar”, ensina. O barulho típico do mercado não incomoda porque cada pessoa tem um auricular onde recebe as indicações. Segue-se o alho. “Aqui não precisam de levantar a mão para esclarecer dúvidas. Chamem-me porque estamos a cozinhar todos juntos”, brinca Rodrigo Meneses que anda de bancada em bancada a encher os copos dos participantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os petiscos também já estão em cima da mesa para serem provados à medida que se cozinha. Pão algarvio acompanhado de azeite e muxama de atum é uma das entradas. Sem darmos por ela já está a panela a ferver com arroz carolino, robalo, amêijoas, sumo de limão e coentros. “Nunca devem usar água na cozinha”, aconselha o responsável. “Por exemplo, optem por juntar caldo ao arroz que ele fica com um sabor completamente diferente.” O cheiro fala por si e o aroma cítrico que ecoa pela academia já atrai o olhar de desconhecidos que começam ficar com água na boca à medida que espreitam pelo vidro.

Time Out, Academia, Comida, Workshop, Mercado da ribeira,2016, arroz de limão,cozinhar,

O arroz de robalo com limão é um dos pratos mais pedidos no restaurante de Noélia. Se prefere comer a tentar fazê-lo, saiba que o restaurante reabre já a 28 de janeiro, depois da habitual pausa de início do ano. (foto: © MICHAEL M. MATIAS /OBSERVADOR)

Chegada a hora da sobremesa, o próximo encontro está marcado para o início de fevereiro. Não com a chef Noélia mas com outros nomes reconhecidos da gastronomia portuguesa. “Vamos apostar em workshops sobre novas tendências para adultos e crianças. No calendário do próximo mês está já marcada uma aula de sobremesas com o chef Joaquim Sousa [autor desta célebre sobremesa] e um jantar vínico com a Garrafeira de Campo de Ourique”, revela Rodrigo. Cada um tem a duração de cerca de duas horas e custam 35 euros. A refeição (e o copo de vinho) ficam por conta da casa.

O quê: Workshop Academia Time Out
Onde: Mercado da Ribeira, Avenida 24 de julho (Cais do Sodré), Lisboa
Quando: Pode consultar o calendário online
Preço: 25€/35€
Inscrições: academia@timeout.pt

Texto editado por Tiago Pais.