A imagem mexe com o nosso olhar assim que nos deparamos com ela. Os riscos pretos e brancos em ziguezague são invasivos e parecem atrapalhar a visão. Mas por detrás desta ilusão de ótica há mais do que uma nova obsessão dos internautas: há uma mensagem World Wide Fund for Nature, uma organização não governamental que procura proteger as espécies em extinção e recuperar o seu habitat.

Fica esta pista, mas ainda há muito para ver. Aqui em baixo vai poder olhar para a imagem. No fundo, lá bem no funda imagem em ziguezagues, vai encontrar um panda que já é conhecido do público: Chi-Chi, o panda gigante que vivia no jardim zoológico de Londres na altura em que a WWF nasceu, em setembro de 1961. Quando olhar para a imagem vai encontrar o animal sem problema (se não for assim tão fácil para si, experimente afastar-se um pouco do monitor). Depois faz-se magia: o panda vai começar a desaparecer, conta o Telegraph.

panda

Parece fascinante, mas esta pode ser magia negra: a imagem vem acompanhada com a mensagem “eles podem desaparecer”. É que através de uma ilusão de ótica, tão em voga nos últimos tempos na rede ido WWW, a organização ambientalista com sede na Suíça alerta para o facto de os pandas gigantes estarem em vias de extinção. E que se o rumo continuar o mesmo, eles poderão desaparecer na vida real também.

A imagem foi criada por Ilja Klemencov, uma artista russa que ilustra as preocupações do WWF: “Enquanto o seu número sobe lentamente, o panda gigante continua a ser um dos mais raros ursos do mundo e um dos que mais em perigo está”, alerta a organização. A maior parte desapareceu devido à exploração da madeira e dos terrenos necessários para exploração agrícola e construção de infraestruturas, pode ler-se no site do WWF.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR