Abe Hagenston, um sem-abrigo que vive em Detroit, cidade no nordeste dos Estados Unidos, para além de dinheiro também aceita donativos através de cartões de débito e crédito, conta a CBS Detroit.

Para poder receber os donativos, Hagenston tem um pequeno leitor de cartões que se liga ao smartphone e processa a informação da transferência a realizar. O leitor da empresa square.com custa cerca de 10 dólares (cerca de 9,15 euros) e a empresa cobra uma taxa de 2,75% de cada vez que  cartão passa. Por exemplo, se a doação for de cinco euros, a empresa deposita cerca de 4.87 euros na conta.

square

O homem, que se auto-intitula de “Honest Abe” (Abe, o Honesto – alcunha pela qual também era conhecido Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos) é sem-abrigo há cerca de sete anos e vive regularmente sob um dos viadutos da autoestrada “8 Mile”, que atravessa a cidade de Detroit.

Abe Hagenston e outros sem abrigo da zona juntaram-se numa espécie de sindicato e combinaram pedir ajuda a quem passa através de um sistema de turnos. Mas, perante as escassas contribuições, o sem-abrigo pensou em arranjar uma forma de facilitar as doações.

“Aceito VISA, MasterCard e American Express,” disse Abe. “Sou o único sem-abrigo da América que aceita um cartão de crédito. É tudo feito com confidencialidade e segurança através do site square.com.” Com mais esta alternativa, Abe Hagenston espera poder recolher dinheiro suficiente para poder comprar os novos óculos que lhe foram prescritos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR