A cantora Lady Gaga apresentou esta semana a canção “Till it happens to you” no Producers Guild Awards, uma gala do sindicato de produtores de Hollywood. A atuação aconteceu na sequência do prémio recebido pelo documentário “The Hunting Ground“, de cuja banda sonora a canção faz parte. O filme aborda a história de diversos casos de abusos sexuais a jovens em campus universitários. Seria mais um dia normal na vida de uma popstar? Não para Lady Gaga.

“[Faço] Um enorme agradecimento a todos aqueles que apoiaram esta canção. Não só pela importância que tem este tema para mim, também para a minha família”. Assim começou o seu discurso, citado pelo jornal ABC, antes de revelar a relação pessoal que tem com esta canção.

Quando a minha tia estava na universidade, foi sexualmente agredida e isso atormentou-a tanto, emocionalmente, que o lúpus que sofria piorou e acabou por morrer”, confessou.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que a cantora falou sobre a sua experiência pessoal com o assunto. Em dezembro de 2014, a cantora revelou que tinha sofrido abusos sexuais aos 19 anos, o que obrigou a anos de terapia para ultrapassar o trauma. “São coisas que acontecem todos os dias, é triste e terrível, mas não me afetou de imediato, apenas algum tempo depois, quatro ou cinco anos mais tarde”, declarou em citação do site EOnline.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em dezembro de 2015, Lady Gaga voltou a tocar no assunto durante uma conferência de imprensa do filme “The Hunting Ground“.

Por causa da maneira como me visto, e o jeito que sou provocadora como pessoa, eu achava que tinha atraído isso para mim de alguma forma, que isso era culpa minha”, afirmou.

A cantora não denunciou o seu agressor e preferiu ocultar a sua identidade: “Não contei a ninguém, acho eu, durante sete anos. Não sabia o que pensar sobre isso. Não sabia como aceitar. Não sabia como não me culpar, ou pensar que era minha culpa. Foi algo que realmente mudou a minha vida. Mudou quem eu era completamente”, explicou à revista Teen Vogue.

A canção “Till it happens to you” foi composta Diane Warren e pela cantora e está nomeada ao Óscar deste ano na categoria “Melhor Canção Original”.