Os sociais-democratas querem ouvir com carácter de urgência a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Em causa estão os recentes desenvolvimentos em países como a Alemanha, Suécia, Dinamarca, Hungria ou Polónia, que, nas últimas semanas, aprovaram medidas de controlo das fronteiras para dar resposta à crise de refugiados.

O requerimento, assinado pelo grupo parlamentar do PSD, foi apresentado esta segunda-feira. No documento, que o Observador consultou, os sociais-democratas deixam claro que o Estado português não pode ignorar “as ameaças que estas iniciativas representam para o projeto europeu e, em particular, para o espaço Schengen”. “É uma questão da maior relevância para Portugal e para a União Europeia”, justificam.

O objetivo desta audição é perceber de que forma o Governo português está a enfrentar o problema e que medidas estão a ser preparadas para dar resposta “à maior crise de refugiados que a Europa já conheceu”.

“É hoje consensual que a estratégia que visa conter os fluxos migratórios e promover a integração dos migrantes e dos refugiados não está a resultar. De acordo com fontes europeias só 400 dos 160 mil refugiados aceites pela União Europeia foram recolocados, e apenas 11 dos 28 Estados-membros receberam refugiados”, realçam os deputados do PSD.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR