Eleições Espanha 2015

Impasse em Espanha. Rajoy só fala com Sanchez se tiver apoio do PSOE para formar Governo

À saída da reunião com o rei Felipe VI, Mariano Rajoy disse que Espanha precisa de um Governo apoiado pelo PSOE e pelo Ciudadanos. Crescimento da economia deve ser prioridade.

AFP/Getty Images

Espanha continua num impasse sobre o Governo, com Mariano Rajoy a dizer que só conversa com Pedro Sanchez se o PSOE apoiar um Governo liderado pelo PP. O primeiro-ministro ainda em funções, já que as eleições não deram uma maioria clara entre nenhum partido e ainda não foram formadas quaisquer coligações, diz que realização de novas eleições não são do interesse do país.

“Sem o PSOE, o PP não pode firmar Governo, situação que penso ser a que melhor defende os interesses dos espanhóis”, disse o líder do PP à saída do encontro com o rei Felipe VI. Para a resolução deste impasse, Rajoy diz que há duas opções, ou se “opta pela moderação”, ou se opta “pelo radicalismo”, falando da opção de o PSOE formar Governo com o Podemos, uma possibilidade que Pablo Iglesias, líder do Podemos, rejeita caso o entendimento inclua também o partido Ciudadanos. Rajoy disse ainda que esta não seria uma solução boa para a economia do país.

“Disse ao rei que não tenho maioria para formar Governo porque o PSOE se nega ao diálogo. Eu não posso garantir um Governo estável”, assegurou Rajoy, dizendo que o rei não lhe voltou a pedir esta terça-feira que formasse Governo. Ainda na conferência de imprensa, Rajoy disse que respeitaria a decisão do rei, caso este decidisse dar posse a Pedro Sanchez.

Quanto a novas eleições, o ainda chefe do Governo diz que essa situação não é do interesse do país, mas que caso se realizassem, ele continuará a ser cabeça de lista pelo PP.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site