Uma equipa de cientistas captaram um raro momento no Círculo Antárctico: a entrada em erupção de um vulcão no monte australiano Big Ben, na ilha de Heard.

Sabe-se que o vulcão aí localizado entrou em erupção pelo menos três vezes desde o ano 2000, mas o fenómeno é raramente observado. E os cientistas que andavam pela zona a investigar os vulcões submersos na região viram-se perante a erupção no monte coberto de neve.

vulcão Big Ben em erupção

Pete Harmsen

O geofísico da Universidade do Instituto da Tasmânia para os Estudos da Antárticos e Marinha, Mike Coffin, explicou à BBC que “vimos vapor a ser emitido do topo do vulcão e vimos lava a escorrer pelo flanco do Big Ben”.

Para além disso Coffin admite que “esta foi uma observação muito excitante”, até porque “existem muito poucos barcos que vêem a esta parte do mundo e, de facto, a última expedição geológica que atracou na Ilha de Heard foi em 1987”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

vulcão Big Ben em erupção 2

Pete Harmsen

O fenómeno tem contornos ainda mais interessantes pelo facto de, como diz o geofísico, a lava ter escorrido por cima do gelo glacial no topo da montanha antes de descer pelo gelo numa zona mais abaixo na encosta do vulcão: “Por isso existe uma forte interação entre o gelo glacial e a lava derretida do lado do Big Ben”, esclareceu.

Aqui ficam as imagens, em vídeo, do raro fenómeno: