As taxas Euribor caíram a três, seis, nove e 12 meses, para novos mínimos de sempre, em relação a terça-feira.

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou para terreno negativo pela primeira vez a 6 de novembro passado, recuou esta quarta-feira para -0,096%, novo mínimo de sempre.

A Euribor a três meses, em valores negativos desde 21 de abril de 2015, desceu esta quarta-feira para -0,162%, menos 0,001 pontos do que na véspera e atual mínimo de sempre registado pela primeira vez a 29 de janeiro.

No mesmo sentido, a Euribor a nove meses também recuou para -0,047%, novo valor mínimo de sempre e menos 0,003 pontos do que na terça-feira.

Depois de ter sido fixada em valores negativos entre 27 de novembro e 3 de dezembro, a Euribor a nove meses voltou para valores abaixo de zero a 7 de janeiro nos quais se tem mantido desde então.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também desceu, para 0,008%, novo mínimo histórico e menos 0,001 pontos do que na sessão anterior.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR