Exuberância, muita cor e muito samba. Esta é a fórmula de um dos maiores carnavais do mundo, um cartão de visita do Brasil. Desde as demonstrações das escolas de samba até aos bailes de máscaras mais discretos, o verão brasileiro passa inevitavelmente pelas avenidas do Rio de Janeiro, sempre apinhados de artistas, populares e turistas atraídos pela diversidade cultural do Carnaval carioca.

A tradição brasileira, que remonta aos tempos da independência conquistada a Portugal, faz-se de musas (cujos atributos físicos não passam ao lado de ninguém), de samba no pé e de carros gigantes, ricamente ornamentados durante meses a fio. Esta é a fórmula que levou para o país – pelo menos segundo as últimas previsões – um milhão de turistas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. Um peso importante para a economia brasileira, que vai usufruir dos 690 milhões de euros que os turistas devem gastar este ano no outro lado do Atlântico, mesmo com a ameaça do zika.

Por lá, a festa já vai longa e nem sequer estar próxima de terminar. Se teve de ficar em terras lusas, entre na fotogaleria do Observador e aprecie as 35 imagens do Carnaval carioca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR