Maria Luís Albuquerque e Pires de Lima vão ser ouvidos no Parlamento sobre os aumentos dos salários dos administradores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC). O requerimento do PS para os ex-ministros serem ouvidos no parlamento foi aprovado esta quarta-feira, disse Hélder Amaral, deputado do CDS-PP à agência Lusa.

Segundo o presidente da Comissão Parlamentar de Economia, os ex-governantes serão convidados a ir à comissão. No âmbito deste requerimento, será chamado também o presidente da CRESAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, João Abreu Bilhim.

Este requerimento do Partido Socialista relaciona-se com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias no início de fevereiro, segundo a qual, em outubro passado, a Administração do regulador da aviação civil viu os seus salários subirem 150%.

Segundo o JN, o presidente Luís Miguel Ribeiro, o vice-presidente Carlos Seruca Salgado e a vogal Lígia da Fonseca viram os salários subirem de 6.030 euros para 16.075 euros, de 5.499 euros para 14.468 e de 5.141 para 12.860 euros respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal disse ainda que as nomeações desses administradores já tinham dado polémica por então não terem agradado à Cresap, estrutura que seleciona e avalia os candidatos a ocuparem cargos de gestores públicos.

Os deputados aprovaram também hoje o requerimento do CDS-PP para ouvir a comissão de vencimentos da ANAC.

Quanto ao requerimento do PSD para ouvir todas as comissões de fixação de vencimentos das diversas entidades reguladoras nacionais, foi adiado para a semana seguinte a sua votação.