Se está à procura de um programa do Dia dos Namorados que não inclua passeios românticos e jantares à luz das velas, o Observador reuniu algumas sugestões diferentes para este fim de semana (em que o S. Valentim estará na ordem do dia). Há concertos (muitos concertos), ciclos de cinema, passeios de burro e até um workshop de tricô.

Mas, se mesmo assim, está preocupado com os planos para dia 14 de fevereiro, veja aqui 14 bons restaurantes para ir a dois no Porto e em Lisboa. Quanto às prendas, temos sugestões para eles e para elas.

agenda-cultural-inverno_NORTE

Na quinta-feira, terá início no Teatro de Campo Alegre, no Porto, um Ciclo de Cinema Russo dedicado a Andrei Tarkovsky. Na sexta e no sábado, será apresentado o filme Andrei Rublev (1983) e, no domingo, O Sacrifício (1987). O ciclo irá decorrer até 2 de março e irá passar também por Lisboa. Os bilhetes para cada sessão custam 5 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Casa da Música, irão realizar-se dois concertos especiais de Carnaval, dedicados aos grandes clássicos do cinema de animação. O alinhamento inclui temas de filmes como A Pantera Cor-de-Rosa, Bambi e O Rei Leão, mas também de alguns dos mais recentes sucessos de bilheteira da Pixar e da Walt Disney. O concerto de sexta-feira está marcado para as 21h, na Sala Suggia, e o de domingo para as 18h.

Na sexta-feira, a espanhola Buika vai passar pelo Coliseu do Porto para apresentar o seu novo álbum de originais, Vivir Sin Miedo, uma mistura géneros tão distintos como o reggae, o flamenco e o R&B. O espetáculo está marcado para as 21h30. Os bilhetes custam entre 27 e 40 euros.

Concerto Deixem o Pimba em Paz

O espectáculo “Deixem o Pimba em Paz” estará em exibição no sábado no Coliseu do Porto

Também na sexta-feira, irá subir ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão “O Búzio de Cós”, um projeto musical criado em torno do livro homónimo de Sophia de Mello Breyner Andersen. O espectáculo irá intercalar poemas cantados e declamados ao som do piano, que procurarão evocar a faceta ativista de Sophia de Mello Breyner e a sua luta pela liberdade e pela justiça. O início do espectáculo irá começar pelas 21h30

No sábado, os Bizarra Locomotiva viajam até ao Porto para um concerto no Hard Club, na companhia dos Plus Ultra. O espectáculo está marcado para as 22h30, na sala 2. Custa 10 euros. No mesmo dia, o Coliseu do Porto irá receber o espectáculo “Deixem o Pimba em Paz”. Desta vez, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo serão acompanhados pela Orquestra Filarmónica das Beiras. Os bilhetes custam entre 15 e 20 euros.

Em Matosinhos, o fim de semana terá sabor a chocolate. Até 21 de fevereiro, irá decorrer na cidade mais uma edição da Festa do Chocolate, no Jardim Basílio Teles. Ao todo, serão cerca de 30 expositores de marcas como Nestlé, Leonidas, La Casa e Avianense. A Festa de Chocolate estará aberta das 12h até às 23h.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

Em Viseu, o Teatro Viriato irá apresentar no sábado o filme Na Cidade de Sylvia (2007), de José Luís Guerín. A sessão, realizada a propósito das celebrações do 60.º aniversário do Cine Clube, será apresentada por Pedro Mexia, a quem coube escolher o filme. Os bilhetes custam 5 euros.

No mesmo dia, David Fonseca vai viajar até às Caldas da Rainha para um concerto no Centro de Congressos da cidade. O espectáculo, marcado para 22h, acontece no âmbito do Festival Montepio “às vezes o amor”. Em Leiria, o Texas Bar irá receber os Glockenwise. A banda barcelense irá apresentar o novo disco de originais, Heat, gravado nos Estúdios Sá da Bandeira, no Porto. A abrir estará Gy Max Trane, o projeto do multi-instrumentalista Evandro Gomes Capitão. Os concertos terão início pelas 23h30. A entrada custa 6 euros.

agenda-cultural-inverno_SUL

Na sexta-feira, irá decorrer em Azeitão mais um evento organizado pelo Centro de Treinos de Wrestling (CTW). Desta vez, o centro de treinos irá trazer a Portugal o antigo campeão da Combat Zone Wrestling (CZW) Junior, Jigsaw. Para além do habitual espectáculo, o lutador, que também estará no sábado na Academia Recreativa da Ajuda, irá também dar um seminário. As portas do Centro Cultural e Desportivo de Breijos de Azeitão abrem às 20h30 e o espetáculo começa às 21h30. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 5 euros.

Também na sexta-feira, os portugueses Balla vão estar na Fnac do Colombo para apresentar o seu novo álbum de originais, Arqueologia. À conversa estarão o editor Carlos Lopes, o músico Armando Teixeira e o ilustrador Paulo Romão Brás. E não faltará música, claro. A entrada é livre.

No Bairro Alto, os Jibóia vão apresentar o mais recente disco, Masala. É às 22h na Galeria Zé dos Bois (ZDB). A entrada custa 8 euros. E porque uma apresentação nunca vem só, os PAUS vão estar às 21h30 no Cinema São Jorge para mostrar o novo Mitra. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e custam entre 10 e 12 euros. Mas se não aguenta de curiosidade, pode sempre ir ouvindo o álbum, que já está disponível no Spotify.

paus

OS PAUS vão apresentar o seu novo álbum de originais, “Mitra”

No Sabotage Club, no Cais do Sodré, há concerto dos inshc e dos ONICA. A fechar a noite, estará o DJ Set El Fuser & Ricardo Teixeira. A entrada custa 5 euros e os concertos começam às 22h30.

Se está à procura de um programa diferente, no sábado, a Craft Company em Cascais vai organizar um workshop de iniciação ao tricô. Por 35 euros, poderá aprender a montar malhas na agulha, a fazer pontos de liga e meia e a rematar. E não precisa de levar o seu próprio novelo de lã. Com a inscrição, a Craft Company oferece um kit de iniciação (um par de agulhas, um novelo de lã e um saco de pano para guardar o tricô) e um lanche. O workshop começa às 10h30 e termina às 13h30.

E como não há maneira de fugir aos programas de Dia dos Namorados, em Cascais irá realizar-se o Mercado de S. Valentim. O mercado, que se irá realizar no domingo, estará aberto das às 10h e às 23h. Em Lisboa, a Freguesia de Santo António irá organizar no um Baile de S. Valentim no Museu de História Natural e da Ciência. O evento começa às 22h e a entrada é livre. A música estará a cargo dos The Jukerboxers.

Em Sintra, irão decorrer este sábado os famosos passeios de burro pela Tapada de D. Fernando II, na cercania do Convento dos Capuchos. O primeiro passeio tem início às 10h e o segundo às 12h. Cada um tem uma duração de uma hora e meia. Cada um custa 10 euros.

No domingo, há concerto sinfónico no Centro Cultural de Belém (CCB). Para além de peças de Piotr Ilitch Tchaikovsky e Dmitri Shostakovich, o alinhamento inclui ainda a peça ELA, de Pedro Faria Gomes, uma estreia absoluta. A direção musical estará a cargo da maestrina Joana Carneiro e no violoncelo estará Johannes Moser, artista residente do Teatro Nacional de São Carlos. Os bilhetes custam entre 5 e 20 euros. O concerto está marcado para as 17h.