A Porto Editora vai lançar um novo livro de inéditos de Herberto Helder com poemas reunidos pela viúva do escritor a partir dos seus cadernos. O título do novo lançamento, Letra Aberta, já constava nos manuscritos do Helder, que morreu a 23 de março do ano passado.

Num comunicado emitido esta sexta-feira, a Porto Editora frisou que o livro não se trata da “edição crítica que a obra inédita de Herberto Helder merece e que certamente será publicada no futuro, agora que o seu espólio está a ser integralmente digitalizado”. Em vez disso, Letra Aberta pretende ser “uma primeira abordagem à riquíssima ‘oficina’ a partir da qual Herberto foi construindo o seu ‘poema contínuo’“.

A Porto Editora anunciou ainda que chegou a um acordo com a editora Tinta-da-China para a publicação integral da obra de Helder no Brasil. Letra Aberta chegará às livrarias em março, por altura do primeiro aniversário da morte do poeta.

Herberto Helder morreu a 23 de março de 2015, em Cascais. O seu último livro de poesia, Poemas Canhotos, foi publicado dois meses depois da sua morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR