Estamos no pico do inverno, e isso é o mesmo que dizer que estamos pálidos, parecemos doentes logo de manhã e, a não ser que gastemos um frasco de auto-bronzeador todos os dias, vamos mesmo manter este tom amarelado e baço pelo menos até meados de abril. Além de secar a pele, as temperaturas frias baixam as suas barreiras de defesa e todas as armas que usamos quando o frio ataca — banhos quentes e aquecedores, entre outras coisas — não ajudam a manter um brilho saudável. Muitas vezes, nem a maquilhagem nos safa porque acabamos com a base a escamar. Por isto tudo, reunimos algumas dicas para manter a pele à prova de inverno.

1. Decore: hidratante + base = resultado perfeito

Aquela sensação de que a base começa a escamar duas horas depois não é má qualidade do produto. Bases pesadas e temperaturas frias são uma combinação que acentua as manchas secas. Uma forma de as atenuar é misturar um pouco de base com o hidratante antes de aplicar para um acabamento mais suave. Uma outra hipótese é trocar a base por um hidratante com cor (ou um BB Cream) para dar à pele a hidratação de que precisa ao mesmo tempo que aplica uma cobertura.

2. Mude para um hidratante mais gordo e cremoso

Neste período de inverno, a pele perde muita água e o manto lipídico não consegue reter a sua hidratação natural devido às diferenças de temperatura bruscas que sofremos. Muito provavelmente, o seu hidratante habitual não é o suficiente e é absolutamente vital que faça alguns ajustes. No inverno, deve optar por cremes mais gordos e cremosos porque são mais emolientes. Se tiver escrito na descrição “rich” (rico) ou “nourishing” (nutritivo) é mesmo esse que deve comprar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

3. Aplique o hidratante após o banho

Esta é fácil de perceber porquê: o vapor da água quente abre os poros e faz com que o hidratante entre mais profundamente na pele e seja absorvido de forma mais eficaz.

4. Proteja-se das vermelhidões

O frio e os ventos gelados podem criar bochechas com vermelhidões e inflamações. Pode tapá-las com um hidratante de cor verde ou um corretor que anule vermelhidões mas o primeiro passo será, antes de mais, proteger e acalmar a pele. Hidratantes com ingredientes calmantes (como camomila e chá verde) reduzem a vermelhidão, diminuem as manchas e aliviam a pele sensível.

5. Aproveite a noite para acalmar a pele

Quando faz esfoliação e aplica máscara fica com pele de bebé mas, no dia seguinte, já está novamente ressequida e com manchas secas? É normal — é do frio. O ideal será aplicar, todas as noites, um creme de noite rico e bem gordo ou uma máscara hidratante noturna.

5 fotos

6. Dê cor ao rosto

A boia de salvação mais rápida para as peles baças é uma pincelada de blush em cada lado do rosto. Vai fazer qualquer cara amarela regressar à vida. Leia este artigo que fizemos para não se enganar na cor certa do blush. E porque os pós tendem a secar mais a pele, esta é uma boa altura para dar uso aos seus blush em creme e líquidos. Se não tem nenhum, está na hora de experimentar estas maravilhas:

5 fotos

7. Dê um extra de hidratação em certas zonas

O que funciona para umas pessoas pode não funcionar para outras. E nas zonas mais sensíveis do rosto (ao redor da boca e do nariz), a pele pode mesmo manter uma aparência sensível 24 horas por dia (o que não deixa nenhuma base fixar decentemente). Terá mesmo de puxar dos galões e aplicar, depois do seu cuidado diário, um hidratante bem espesso nessas zonas. Tal como explicámos neste artigo sobre a beleza das mulheres coreanas, uma última camada de hidratante faz milagres. Pode pressionar um lenço de papel facial para retirar o excesso mas deixe que seja totalmente absorvido pela pele e, só então, aplique a maquilhagem.