Sete distritos do país vão estar sob Aviso Vermelho entre domingo e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros, anunciou hoje Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos com Aviso Vermelho, o mais grave numa escala de quatro, são o Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O IPMA coloca os sete distritos com Aviso Vermelho por causa da agitação marítima, dando conta da possibilidade de ondas de noroeste com sete a oito metros, que podem atingir os 14 metros de altura máxima.

Este aviso é válido para entre as 12:00 de domingo e as 11:59 de segunda-feira.

De acordo com o IPMA, o Aviso Vermelho diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo.

Ao início da manhã de hoje, o IPMA aumentou para dez o número de distritos sob aviso meteorológico laranja, mais seis do que no final do dia de sexta-feira.

Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra constam agora também da lista de aviso meteorológicos de chuva intensa e forte agitação marítima, juntando-se a Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

Nesses dez distritos, o IPMA espera ondas com cinco a sete metros, mas que durante o dia de hoje podem vir a atingir dez a 12 metros de altura máxima, e chuva persistente e por vezes forte.

O Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR