A última dieta de Oprah Winfrey já a fez perder 12 quilos e está a fazer furor nos Estados Unidos. Para além do regime alimentar concebido pela Weight Watchers, uma empresa de dietas norte-americana, a conhecida apresentadora de televisão segue também um plano de meditação de 21 dias. Sim, Oprah medita para emagrecer.

Deepak Chopra, um guru do bem-estar de origem indiana e conhecido divulgador das medicinas alternativas e da ligação corpo-mente, elaborou um plano de meditação para Oprah Winfrey. O objetivo é ajudar quem quer perder peso a manter-se focado durante a dieta e assim conseguir atingir com êxito o objetivo de perda de peso, explica o Daily Mail.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A meditação parece estar a ajudar a norte-americana, cuja luta contra o excesso de peso tem estado à vista de quem a segue no pequeno ecrã ao longo dos anos. “Aprendi que o peso pode afetar mais do que apenas o nosso ser físico e também ganha outros significados nas nossas vidas”, disse Oprah citada pelo jornal britânico.

‘Esta meditação irá ajudar-nos a reconhecer de que é que realmente sentimos falta quando estamos com fome e ajuda-nos a seguir o caminho da harmonia dentro de nós mesmos,” explicou. O programa de 21 dias de meditação mindfulness, ou seja, que ajuda a tomar consciência dos pequenos gestos — incluindo comer, prevê sessões guiadas de 20 minutos. As sessões serão disponibilizadas gratuitamente para todos que as queiram seguir e têm início a 21 de março.

Quanta fome sentimos?

Se não quer esperar e prefere saber já como começar a experimentar esta prática, há um exercício simples que pode realizar. Deepak Chopra diz que antes de comer deve tentar responder à questão: quanta fome está a sentir? Para encontrar a resposta, o médico sugere que ao sentir fome se coloque a mão sobre o estômago para perceber, numa escala de 1 a 10, quanta fome está realmente a sentir. O nível 1 corresponde a “esfomeado” e o 10 “completamente saciado”. É importante definir se está realmente com fome ou apenas com vontade de comer para preencher algum vazio emocional.

O objetivo da meditação é também ajudar quem quer perder peso a perceber melhor quanta fome está a sentir e evitar, assim, comer mais do que deve. Além de que a meditação ajuda a relaxar e evita atacar o frigorífico ou as guloseimas como forma de reduzir o stress. Uma das razõe pelas quais comemos quando não sentimos fome, mas temos vontade de comer é porque nos sentimos stressados, conta o El Confidencial. Comer faz com que o corpo produza cortisona, uma hormona que ajuda o corpo a permanecer em estado de alerta mas também faz com o organismo redistribua a gordura e esta se acumule na região abdominal.