Depois de ter sido apresentado em setembro de 2015 no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme Born to Be Blue, sobre os últimos anos de vida da lenda do jazz Chet Baker, vai finalmente estrear nos cinemas norte-americanos no final de março, pela IFC Films.

Realizado pelo canadiano Robert Budreau, Born to Be Blue mistura eventos reais com ficionais e segue os últimos anos de vida do trompetista norte-americano, depois do declínio da sua carreira devido ao prolongado consumo de drogas e do regresso aos lançamentos na década de 1970. O papel de Baker é interpretado pelo ator norte-americano Ethan Hawke.

Chesney Henry “Chet” Baker nasceu em 1929 em Yale, no Oklahoma. Começou por tocar trombone, mas foi como trompetista que acabou por ficar conhecido. Os seus primeiros concertos foram com a banda do saxofonista Vido Musso e com o saxofonista Stan Getz. Nos anos 50, ganhou a atenção da crítica e do público com álbuns como Chet Baker Sings (1954) e (Chet Baker Sings) It Could Happen to You (1958). É ainda hoje um dos maiores símbolos do cool jazz e uma influência em toda a música popular e contemporânea.

Em maio de 1988, foi encontrado morto numa rua de Amesterdão, na Holanda, com ferimentos graves na cabeça. Como não havia evidências de qualquer confronto, a morte do músico foi considerada acidental. Em sua honra, o quarto número 210 do hotel Prins Hendrik, onde estava hospedado, foi batizado “Quarto Chet Baker”.

Born do Be Blue irá estrear-se nas salas de cinema a 25 de março. O primeiro trailer foi divulgado esta segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR