As vendas da marca Volkswagen caíram 3,8% num mês de janeiro em que o mercado automóvel europeu, como um todo, subiu pelo 29º mês consecutivo. Pelo quinto mês consecutivo – e apesar das promoções feitas após o escândalo das emissões poluentes – a Volkswagen perdeu quota num mercado europeu que subiu 6,3% em janeiro, com um total de 1,061 milhões de carros vendidos.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla original). 

volkswagen

O mercado europeu está a subir, na comparação homóloga, pelo terceiro ano consecutivo. E Portugal é um dos países onde essa recuperação mais se faz sentir: a ACEA dá conta de um aumento de 17,7% nas vendas de automóveis em janeiro, em Portugal. O país europeu com o maior aumento percentual, contudo, é a Irlanda, com um aumento de 33,6% nos registos de automóveis novos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O escândalo das emissões poluentes, que afetou a Volkswagen a partir de setembro, estará, contudo, a contribuir para uma reconfiguração da quota de mercado, à medida que o bolo total das vendas cresce. Segundo a ACEA, a quota de mercado do grupo Volkswagen caiu para 24,2% em janeiro de 2016, contra os 25,5% do mesmo momento do ano anterior.

Esta é a descida da quota acumulada entre todas as marcas do grupo (Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Porsche e outros). A marca Volkswagen, especificamente, perdeu mais de um ponto percentual de quota de mercado (12,9% para 11,7%).

Quem tem subido a quota de mercado, sobretudo, tem sido a Opel (quota subiu de 6,3% para 6,7%) e a Fiat (Grupo Fiat-Chrysler subiu de 6,3% para 6,8%). Já o grupo Renault desceu de 9,5% para 9,1% e a Peugeot (PSA) deslizou de 10,8% para 10,6%.

As ações da Volkswagen estão a descer 2,1% na bolsa de Frankfurt, em reação a estes números. A empresa está a valer em bolsa pouco mais de metade do que valia em agosto, antes de rebentar o escândalo das emissões poluentes – que começou quando a empresa foi apanhada a forjar dados de emissões poluentes nos EUA.

VOW3 GY Equity (Volkswagen AG)   2016-02-16 11-31-40