Ricardo Costa, atual diretor do Expresso, vai assumir o cargo de diretor-geral de informação do grupo Impresa. A nomeação terá efeito a partir de 6 de março e até lá Ricardo Costa definirá e organizará as equipas e redações pelas quais será responsável, refere o comunicado, incluindo eventuais mexidas na direção do jornal Expresso. Para já, Costa fica como diretor do semanário.

O novo cargo corresponde a uma alteração na estrutura de gestão editorial do grupo que “tem como objetivo responder mais agilmente aos desafios que se colocam ao setor dos media, sobretudo as profundas alterações tecnológicas e tendências de consumo”, sublinha a Impresa.

Ricardo Costa assumiu a direção do Expresso em 2010. Em 2014, chegou a colocar à disposição o cargo de diretor do semanário quando António Costa, seu meio irmão, decidiu avançar para a liderança do PS. A administração da Impresa não aceitou. A direção do semanário conta ainda com Pedro Santos Guerreiro, que é diretor executivo, e João Vieira Pereira, Nicolau Santos e Miguel Cadete que são diretores adjuntos.

Ricardo Costa passará a ter responsabilidades pela coordenação editorial entre as várias direções de informação do grupo Impresa, incluindo, além do Expresso, a SIC e a revista Visão.

As restantes publicações de imprensa do grupo, bem como a área dos programas e canais temáticos da SIC, ficarão agrupadas numa nova Direção Geral de Entretenimento. Ainda não se sabe quem vai ocupar este cargo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A indicação do novo diretor-geral surge um dia depois de ser conhecido o acordo para rescisão com Luís Marques que era o responsável pela área editorial do grupo, mas que vai manter a colaboração com a Impresa na área da ficção e entretenimento. E pouco tempo depois de serem conhecidas igualmente outras mudanças no grupo.

Pedro Norton deixou o cargo de presidente executivo, que passará a ser ocupado por Francisco Pedro Pinto Balsemão; Martim Avillez Figueiredo deixou igualmente as responsabilidades para a área comercial. Todas as mudanças serão efetivas a partir do dia 6, data emblemática para o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

Ricardo Costa tem 47 anos e trabalha no grupo Impresa desde 1989. Já passou pelo Expresso e pela SIC onde foi diretor-adjunto de informação e diretor da SIC Notícias.

A sua escolha é justificada “pela forma exemplar como gere e motiva equipas, pela sua intransigência na defesa dos valores que regem a atividade noticiosa da Impresa – independência editorial, autonomia e transparência – e pela sua visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital, esta nomeação é natural”, afirma Francisco Pedro Balsemão, em comunicado ao Grupo.