Não está fechado, mas uma nota de rodapé do relatório do Orçamento do Estado pôs a descoberto que o Governo está a ponderar alargar os benefícios da ADSE aos cônjuges dos funcionários públicos, avançam as edições desta terça-feira do Jornal de Negócios e do Público.

Os descontos salariais para o subsistema de saúde do Estado permanecem em 3,5%, mas está previsto que os benefícios sejam alargados aos filhos até aos 30 anos que vivam com os pais, cônjuges (caso optem por descontar também 3,5%), trabalhadores do setor empresarial do Estado e outras entidades públicas.

De acordo com o que Luís Salgueiro, vice-presidente da bancada socialista, avançou ao Negócios, a ideia é que se o cônjuge do funcionário público quiser aderir à ADSE, pode fazê-lo, desde que contribuindo com 3,5% do seu salário.

Por enquanto, o Ministério da Saúde só confirma o alargamento dos benefícios aos descendentes com menos de 30 anos, que morem na casa dos pais. O sistema atual só beneficiava os filhos até aos 26 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR