Mário Dorminsky, diretor e fundador do Fantasporto, foi hospitalizado esta terça-feira na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC), anunciou a organização do festival de cinema fantástico em comunicado. O realizador encontra-se internado numa unidade hospitalar da cidade do Porto em observação, “enquanto efetua uma série de exames indispensáveis nestes casos, antes de qualquer decisão sobre uma eventual alta hospitalar”. “Está bem disposto e não apresenta sequelas. Esperamos que tenha alta ainda antes do fim do festival”, acrescentou ao Observador fonte oficial do festival. 

Dorminsky não poderá assim estar presente na Sessão de Abertura do Fantasporto esta sexta-feira, na qual será exibido em estreia mundial o filme Gelo, dos portugueses Luís e Gonçalo Galvão Telles. Esta será a primeira vez em 36 anos que o realizador faltará à cerimónia de abertura. 

“A direção do Fantasporto espera que Mário Dorminsky se possa reincorporar na equipa do festival ainda durante a sua realização, caso os médicos o venham a autorizar”, conclui o mesmo comunicado. 

A 36ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto arrancou esta segunda-feira com o Pré-Fantas, com uma retrospetiva dedicada a Milcho Manchevski. O realizador de origem macedónia estará presente na Sessão de Encerramento do festival, a 5 de março, onde receberá o Prémio de Carreira do Fantasporto. No mesmo dia será exibida o filme Before the Rain, a obra-prima de 1994.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR