A Mastercard anunciou que vai começar a aceitar selfies e impressões digitais como forma de verificar a autenticidade de pagamentos online. A alternativa às palavras-passe vai ser introduzida nos mercados norte-americano, britânico, canadiano, holandês, belga, espanhol, italiano, francês, alemão, suíço, norueguês, sueco, finlandês e dinamarquês, diz o The Independent.

O software que vai ser utilizado está a ser testado nos Estados Unidos e na Holanda, em computadores, tablets e smartphones, e já é possível tirar algumas conclusões: 92% das pessoas envolvidas dizem preferir este novo sistema à introdução de uma palavra-chave e 83% sentiram que era um sistema mais seguro.

A discussão sobre a segurança deste tipo de verificação tem dividido investigadores: se alguns afirmam que a análise biométrica tem mais probabilidades de prevenir a fraude, outros dizem que pode não ser tão segura como os métodos mais tradicionais.

O Barclays já está a utilizar um software de reconhecimento de voz como forma de aumentar a segurança dos pagamentos online dos clientes. O banco britânico HSBC também está a desenvolver um para o Reino Unido. Já o escocês RBS e o britânico Natwest utilizam uma tecnologia que recorre a impressões digitais.

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