A agência de notação financeira Fitch reviu hoje em baixa a previsão de evolução do preço do petróleo, considerando agora que cada barril vai valer 35 dólares durante este ano e 45 dólares em 2017.

“A redução [do preço] para para 35 dólares por barril de Brent e WTI, de 45 dólares em janeiro, reflete uma combinação de acumulação de stocks neste inverno, uma produção acima do esperado em janeiro dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e uma probabilidade cada vez maior de que o crescimento do PIB em 2016 será mais fraco que o inicialmente previsto”, argumenta a Fitch.

Na nota hoje divulgada aos investidores, a Fitch acrescenta que vê como “muito provável que o mercado só alcance o equilíbrio em 2017”, mas ainda assim acrescenta que “mesmo com o mercado equilibrado, um grande inventário pode fazer descer os preços em 2017”, por isso a agência de ‘rating’ diz que “prevê apenas uma modesta subida de preços para 45 dólares [em 2017], bem abaixo dos 65 dólares necessários para estimular o investimento que manteria os mercados equilibrados a longo prazo”.

Para 2018, a Fitch prevê que o preço suba para 55 dólares.

O petróleo tem estado a cair desde o verão de 2014, quando chegou a valer 110 dólares por barril, afetando os países produtores desta matéria-prima, incluindo os lusófonos Angola e Brasil, que viram também a moeda desvalorizar-se significativamente face ao dólar e enfrentam crises económicas, com quebras na receita fiscal e nas exportações desta matéria-prima.

Em Angola, por exemplo, as exportações de petróleo valeram em janeiro cerca de 568 milhões de euros, menos de um terço face ao valor do mesmo mês de 2014, antes da descida dos preços, de acordo com os dados compilados hoje pela Lusa.

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em março, abriu hoje em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 32,89 dólares, menos 1,17% do que no fecho da sessão anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR