O juiz argentino Cláudio Bonadio, convocou a ex-presidente Cristina Kirchner para prestar declarações no próximo dia 13 de abril. Em causa, estão eventuais irregularidades nos contratos futuros de dólar operados pelo Banco Central durante seu governo.

O processo em curso investiga uma eventual “fraude contra a administração pública”, noticia o jornal ABC. Para além de Cristina Kirchner, o magistrado convocou também outras doze pessoas, entre elas o ex-ministro de Economia, Axel Kicillof, e o ex-titular do Banco Central da República Argentina (BCRA), Alejandro Vanoli.

A denúncia que desencadeou a investigação foi apresentada quando Cristina Kirchner ainda era chefe de Estado da Argentina, em novembro de 2015, pelos deputados Federico Pinedo, do partido Proposta Republicana (liderado pelo atual presidente, Mauricio Macri) e por Mario Negri, do partido da União Cívica Radical (aliado do atual governo).

O Banco Central terá vendido dólares abaixo da cotação estabelecida na Bolsa de Nova York, para os chamados “contratos futuros de dólar”. Segundo o magistrado, “nos contratos fechados entre setembro e dezembro de 2015, o Banco Central argentino registou uma perda de 1.552 milhões de dólares, (cerca de 1.419 milhões de euros) enquanto que em contratos ativos (até junho de 2016) o banco registou um saldo negativo de 27.724 milhões de dólares (cerca de 25.349 milhões de euros)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR