Um grande passo para a ciência, um passo de gigante para os tratamentos contra o envelhecimento da pele. Pela primeira vez, a comunidade científica, concretamente da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, descobriram a enzima responsável pela juventude da pele.

Os investigadores fizeram a descoberta depois de verificarem que o chamado “complexo mitocondrial II”, presente num conjunto de células, deixa de funcionar à medida que a pessoa vai envelhecendo.

Ou seja, se a enzima morre quando se envelhece é porque ela é a responsável pela juventude da pele. Os cientistas responsáveis pela descoberta, publicada no Journal of Investigative Dermatology, acreditam agora que existe a capacidade de criar tratamentos e cosméticos para estimular a atividade do complexo mitocondrial II e, desta maneira, manter a pele macia, suave e sem rugas — isto é, mais jovem.

Mas estas conclusões podem ultrapassar a cosmética. Isto porque foi também possível desenvolver um maior conhecimento em relação ao funcionamento de outros órgãos no processo de envelhecimento do corpo. Esta situação pode abrir um caminho mais amplo para o desenvolvimento de medicamentos contra doenças relacionadas com o envelhecimento, incluindo o cancro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR