Era um dos pequenos grandes pormenores que afastava Adele do showbiz pop total, aquele que a voz e os números de vendas lhe conferem há muito. Mas a inglesa começou a dar a volta à questão na noite desta segunda-feira, ao arrancar com mais uma digressão mundial. Adele quer regressar às grandes salas, aos pavilhões e arenas que em tempo a assustavam e a levaram mesmo a dizer que “assim nunca mais”, para logo depois o desmentir, nunca conseguindo muito bem resolver esta dúvida. Mas desta parece que é de vez, com a mesma digressão que passa por Lisboa em Maio.

O concerto inaugural da tour que apresenta “25” começou esta segunda-feira em Belfast, na Irlanda do Norte. Adele atira-se aos palcos ao mesmo tempo que o disco se aproxima das 20 milhões de cópias vendidas. Ao público confessou, logo ao início da noite, que tinha estado nervosa e “mal da barriga” durante todo o dia. Mas diz quem viu que a atuação foi tudo o que da cantora se esperava, com dois palcos, uma quase orquestra em palco, ecrãs gigantes e todo o circo habitual das grandes produções.

O Guardian escreveu que o concurso foi um sucesso:”Adele aparece em total controlo, desde o primeiro momento em que está em palco. A voz dela está fantástica e apesar da tendência para as expressões à maneira dos concorrentes do Factor X, ela nunca canta de mais, nunca se aproxima da fórmula habitual dos concursos de talentos.” Já o New York Times descreveu Adele como “maior que a vida”: “Ela sabe como escrever canções que falam daquilo que os fãs sentem, enquanto a voz dela vai da introspeção à dor de coração e raiva. Ainda assim, entre canções, e de regresso ao seu sotaque cerrado, Adele continua a ser uma ‘mãe trabalhadora’ do norte de Londres, como a própria diz.”

Este foi o alinhamento do concerto em Belfast:

Hello
Hometown Glory
One and Only
Rumour Has It
Water Under the Bridge
I Miss You
Skyfall
Million Years Ago
Don’t You Remember
Send My Love (to Your New Lover)
Make You Feel My Love (Bob Dylan cover)
Sweetest Devotion
Chasing Pavements
Someone Like You
Set Fire to the Rain

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Encore:
All I Ask
Play Video
When We Were Young
Play Video
Rolling in the Deep

[veja aqui um conjunto de imagens captadas por fãs durante o concerto em Belfast]