O emprego jovem será o principal tema em debate na assembleia geral da Federação das Associações Empregadoras da África Ocidental (FOPAO), que reúne na quinta e na sexta-feira na cidade da Praia, Cabo Verde, delegados de 16 países oeste-africanos.

O encontro contará ainda com a presença de uma delegação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), liderada pelo diretor-adjunto e diretor regional da organização para África, Aeneas Chapinga Chuma.

Participam na assembleia-geral representantes de patrões de 16 países da África Ocidental, 15 da Comunidade de Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Mauritânia como observador.

A organização do evento é uma parceria entre a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) e a Associação Comercial, Agrícola, Indústria e Serviços de Santiago (ACAISA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é a primeira vez que a cidade da Praia acolhe a reunião magna dos patrões da África Ocidental, cuja discussão estará centrada na “Situação do Emprego Jovem na África Ocidental”, um dos principais desafios do continente africano.

Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), José Luís Neves, este encontro representa “uma grande oportunidade” para “reforçar a cooperação institucional” com as organizações da África Ocidental.

Durante a reunião, Cabo Verde irá apresentar a sua candidatura à vice-presidência da FOPAO. “Estando presente nesta organização, vamos ter a oportunidade de apresentar as nossas propostas e debater questões de interesse para a classe empresarial cabo-verdiana, tendo em conta o contexto regional”, disse José Luís Neves, citado pela Inforpress.

O vice-presidente da CCISS considerou ainda que o mercado da CEDEAO e a União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) representam “uma grande oportunidade para internacionalização” das empresas cabo-verdianas. “A CEDEAO tem um mercado de cerca de 300 milhões de consumidores e constitui uma grande oportunidade para as nossas empresas. Aliás, algumas empresas já estão com boas oportunidades de negócios em alguns países da sub-região”, disse.

A cerimónia de abertura da assembleia geral da FOPAO será presidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.