Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, diz em entrevista ao Público que não há um desentendimento com o Partido Socialista sobre a venda do Novo Banco. “Só haverá desentendimento se o PS decidir vender” a instituição, diz a deputada.

Em entrevista recente à agência financeira Bloomberg, em Londres, Mário Centeno disse que o executivo socialista está a acompanhar de perto o processo de alienação do Novo Banco e que uma venda bem-sucedida é “muito importante” para o sistema financeiro português. A venda deverá ser feita até agosto de 2017, como acordado com Bruxelas.

Mas Mariana Mortágua defende que “é uma decisão má para o país” e uma “decisão má para os contribuintes”.

Não será com o voto do BE que pode ser tomada a decisão de se vender um banco, quando já se sabe que essa é uma decisão má para os contribuintes. O Governo não devia vender o Novo Banco, nem agora, nem nunca.

O Bloco de Esquerda acha “bem que haja uma separação entre activos bons e maus, que seja imputada aos accionistas as perdas do activos maus, mas não podemos continuar a limpar bancos para os entregar a privados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR