O pintor Carlos Barahona Possollo é o autor do retrato oficial de Cavaco Silva que passará a integrar a Galeria de Retratos dos ex-Presidentes, no Museu da Presidência da República, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo uma nota divulgada na página oficial da Presidência da República, a apresentação do retrato oficial do chefe de Estado decorreu esta tarde no Palácio de Belém.

Na cerimónia privada, Cavaco Silva entregou, na presença do autor, o retrato oficial ao diretor do Museu da Presidência.

Antes, Cavaco Silva explicou que recebeu várias propostas de retratos oficiais, tendo a escolha final recaído entre dois retratos, de dois pintores portugueses.

A seleção entre estes dois retratos foi depois feita através de uma votação realizada entre 40 pessoas, familiares e amigos, por voto secreto em urna. Os participantes na votação não conheciam o nome do autor de cada quadro. O retrato escolhido foi, assim, o mais votado.

Carlos Barahona Possollo nasceu em Lisboa em 1967 e é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O pintor tem trabalhos expostos em várias instituições de Portugal e, também, no estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR