Quando pensamos na relação de Fátima Lopes com Paris sabemos que é um amor que dura há mais de 17 anos. Logo, estava mais do que na hora da criadora portuguesa apimentar a sua já habitual presença na Semana de Moda de Paris com uma coleção sensual e provocante. “A inspiração da coleção foi a versatilidade, uma coleção muito sofisticada, elegante e sensual”, começa por contar Fátima Lopes ao Observador. “É uma coleção dirigida a uma mulher moderna que sabe aliar o espírito de alta-costura a um lado mais casual.”

Para criar essa musa, Fátima Lopes apostou em decotes profundos, rachas atrevidas e saias curtas feitas de couro, sedas, rendas e lãs. Uma coleção bastante atrevida à qual chamou “Cultura Rapsódia” porque tem “muitos efeitos gráficos, misturas de materiais inesperados, sobreposições e transparências”. Já os vestidos com padrões gráficos e os casacos mais formais vêm representar a versatilidade da coleção “que dependendo das conjugações entre as peças pode ser sofisticada mas também casual”.

A estilista foi aplaudida perante a imprensa internacional e a sala do Laboratoire, na Rue du Bouloi, em Paris, estava cheia pelas 17 horas da passada sexta-feira. O desfile, integrado no calendário oficial da Semana de Moda de Paris, começou com propostas em tons de preto que evoluem com o cinzento e culminam no cereja escuro e petróleo a pensar na estação de outono/inverno 2016-17. Da apresentação também fizeram parte a nova linha de calçado, a quarta da carreira de Fátima Lopes.

Esta é a terceira vez que Fátima Lopes se apresenta na Cidade Luz de forma independente, depois de deixar o roteiro internacional do Portugal Fashion — do qual Luís Buchinho e Diogo Miranda agora fazem parte. “Desfilar independente é normal para a marca Fátima Lopes, foi assim que tudo começou há 17 anos”, explica a designer de moda. No entanto, a criadora natural do Funchal irá marcar presença na edição nacional do Portugal Fashion que acontece no Porto já no próximo dia 17 de março pelas 23h00.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR