Bruxelas, 07 mar (Lusa) – O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o reforço da presença da organização no mar Egeu, em colaboração com a Turquia e a Grécia na resposta à vaga de migrantes.

“A NATO e a Turquia estão lado a lado”, disse Stoltenberg, numa conferência de imprensa após um encontro com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em Bruxelas.

Os navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) começaram a patrulhar o mar Egeu no domingo, apoiando os esforços da Grécia, Turquia e da agência europeia de gestão das fronteiras Frontex para enfrentarem a crise de refugiados, nomeadamente oriundos da Síria.

Por seu lado, Davutoglu adiantou que “a operação da NATO irá ajudar a salvar pessoas”, salientando que “mais de cinco milhões de refugiados sírios, fogem de um regime brutal, com mulheres, crianças, bebés, forçados a sair de casa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre a cimeira UE-Turquia, Davutoglu confirmou ter entregado “um novo pacote de propostas para desencorajar o fluxo de refugiados e reforçar os laços com a União Europeia”.

“Não posso dar detalhes, os trabalhos do Conselho Europeu prosseguem e irei juntar-me novamente a eles ao jantar”, adiantou.

Segundo fonte diplomática, as exigências turcas prendem-se, nomeadamente, com a antecipação da liberalização dos vistos, a abertura de cinco novos capítulos nas negociações da adesão da Turquia à UE – nomeadamente nas áreas da energia e assuntos internos.

Ancara pediu ainda, numa proposta avançada oralmente durante o almoço de trabalho, uma nova verba de três mil milhões de euros até 2018 e um compromisso dos 28 para que recebam um refugiado por cada migrante que seja devolvido à Turquia.

A UE já concordou numa verba de três mil milhões de euros à Turquia, que será atribuída este ano e no próximo, para ajudar a fazer face ao fluxo migratório.