No Vietname, um teste de ADN feito a dois gémeos confirmou que estes têm pais diferentes, apesar de nem sequer terem sido concebidos com recurso a técnicas de procriação medicamente assistida.

Este caso peculiar tem uma explicação, um fenómeno raro conhecido por superfecundação heteropaternal, que é possível quando os óvulos de uma mulher são fertilizados por dois homens diferentes num curto espaço de tempo. O fenómeno pode acontecer quando a mulher produz vários óvulos num período de ovulação ou quando a mulher ovula duas vezes num curto período de tempo e eles são fertilizados por homens diferentes num intervalo de poucos dias.

Em declarações à BBC, o presidente da Associação de Genética do Vietname, Le Dinh Luong, garante que os resultados dos testes são “100% corretos” e que é “extremamente raro”. Acrescentou que “há menos de 10 casos conhecidos de gémeos com pais diferentes no mundo. Pode haver outros casos mas os pais e/ou os gémeos não o sabem ou não o quiseram anunciar”. As ocorrências mais recentes que se conhecem, para além desta, são as de duas gémeas nascidas em 2015 em New Jersey e a de dois irmãos na Turquia em 2010.

O caso do Vietname foi reportado pelos meios de comunicação social, dizendo que os familiares dos gémeos repararam que um deles era muito diferente, tanto do outro gémeo, como dos seus pais. Le Dinh Luong recusou-se a dar mais detalhes sobre o caso, alegando que isso poderia ferir a confidencialidade médica, mas garante que as informações divulgadas sobre os irmãos, nomeadamente os seus nomes e localização, são falsas.

Texto editado por Helena Pereira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR