A mudança de Lilly Wachowski, que ficou completa esta quarta-feira, foi anunciada pela própria realizadora da série Matrix ao diário Windy City Times. A sua irmã Lana também já tinha feito esta mudança há cerca de quatro anos.

Conhecida anteriormente como Andy Wachowski, a agora mulher de 48 anos confirmou ao Windy City Times: “Sim, sou transexual. E sim, completei a minha transição”. Contudo, surgiram alguns problemas com o jornal inglês The Daily Mail antes da confirmação oficial por parte de Lilly. A realizadora disse no comunicado: “Só queria algum tempo para assimilar a minha mudança, mas aparentemente não és tu quem decide isso”, sentindo que estava a ser pressionada pelo referido jornal para falar sobre a sua transição. Lilly Wachowski decidiu contar a sua história de livre vontade depois de o jornalista a ter pressionado a contar detalhes da sua vida pessoal, em troca de uma entrevista.

O jornal inglês, contudo, negou o sucedido: “Deixámos bem claro que só estávamos interessados na sua história quando ela quisesse cooperar connosco”, disse o jornal num comunicado feito ao programa Newsbeat da BBC. No ano de 2002, a irmã Lana também anunciou que era transexual, conhecida até esse momento como Larry Wachowski. As duas irmãs são conhecidas mundialmente pela criação da série Matrix, bem como os filmes “V de Vingança” ou a “A Ascensão de Júpiter”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR