O glaciar Perito Moreno, na Patagónia, é um ponto turístico imprescindível para os milhares de turistas que visitam a região anualmente. Mas poucos são aqueles que têm o privilégio de assistir a um fenómeno incrível que só acontece a cada quatro ou cinco anos: a rutura da ponte que une o glaciar à montanha de onde se pode ver o glaciar. Este processo já começou este ano e, para os que não podem assistir ao vivo, a Vivo Argentina transmite-o em direto.

O glaciar derrete durante todo o ano, mas o momento alto é quando a ponte de gelo cai à água e isso está prestes a acontecer.

Este é um lugar único do mundo em que se pode assistir em segurança ao degelo de um glaciar a partir da montanha em frente, o que faz do Perito Moreno e de Calafate, a localidade vizinha, uma atração mundial.

A água que vai escorrendo do glaciar fica presa entre o glaciar e a montanha, formando assim a ponte que os une. Essa água vai pressionando e escavando o glaciar por baixo, até que a força da água consegue destruir definitivamente o dique, e a ponte desmorona-se. A última vez que isto aconteceu foi em 2012, mas aconteceu de madrugada, como tal, ninguém testemunhou o evento. As quedas das paredes ao redor da ponte são equivalentes à rutura de um edifício de 70 metros, mas nada se assemelha com o momento em que a ponte cai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR