“Até para a semana e, já sabem: façam sexo”, despediu-se Foster Riviera, o ator português de cinema porno gay, na conferência de imprensa de apresentação do Eros Porto. A semana passou, o IX Salão Erótico começa esta quinta-feira na Exponor e, até sábado, heterossexuais, bissexuais e homossexuais vão poder aprender mais de 100 posições sexuais diferentes e até mesmo pô-las em prática, entre muitas outras atividades. Olhámos para o programa e selecionámos cinco propostas originais.

Aprender que nem sempre levar com os pés é uma coisa má

Foot fetish, trampling e multitrampling são três conceitos que vão estar em destaque nesta edição do Eros Porto. Quem sente um fascínio erótico por pés terá ao dispor um “Cantinho do Foot Fetish” organizado pela blogger de sexo Arola Poch e pelo diretor da Spanish Foot Fetish, Sergy Martin, ambos fetichistas.

No dia 11 de março, às 21h00, no palco principal do evento, um membro do Spanish Foot Fetish vai tentar bater o recorde de multitrampling da Península Ibérica (11 mulheres com todo o seu peso, em cima do seu corpo) e o recorde mundial (15 mulheres em cima do seu corpo). As mulheres que desejem ajudar a quebrar estes recordes podem inscrever-se no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, todos os que quiserem perceber até que ponto os seus pés são uma zona erógena vão poder receber “massagens, beijos e carícias”, promete a organização. E cócegas. É que também elas podem provocar uma reação erótica. Na dúvida, é experimentar.

foot fetish

Trampling: fetiche que consiste no ato de um indivíduo ser pisado por uma pessoa, normalmente em saltos altos. © DR

Conhecer mais de 100 posições sexuais diferentes

Nos bancos da “Escola do Sexo” não vão faltar alunos. Se na hora de ir para a cama (ou para outro sítio qualquer) a imaginação não chega para mais do que a posição de missionário, na Exponor alargam-se horizontes e estimula-se a descoberta.

Ao longo de quatro dias, esta escola vai fazer a demonstração ao vivo de mais de 100 posições do Kamasutra e ensinar formas de estimulação. Os testes para saber quem foi um bom aluno fazem-se depois em casa (ou, lá está, noutro sítio qualquer).

Existe ainda uma lista de workshops e palestras para aproveitar, que ensinam, por exemplo, “5 passos para encontrar o vibrador perfeito”, “a importância da respiração no ato sexual” ou “autoerotismo: o teu prazer”.

Experimentar as suas próprias Cinquenta Sombras de Grey

Chicotes, algemas, varas. Milhões de pessoas andaram a ler sobre a dor enquanto prazer no romance As Cinquenta Sombras de Grey e a imaginar como seria.

Com a ajuda da dominadora espanhola Ama Monika, e dos espetáculos que vai estar a fazer ao vivo, talvez seja mais fácil compreender (e até tirar dúvidas, caso existam).

eros porto sexo

Performers vão fazer sexo em frente ao público que quiser assistir. © Divulgação

Ver e fazer sexo

Dificilmente se vai a um festival de comida sem provar qualquer coisa, ou a um evento dedicado ao desporto sem exercitar os músculos. No Eros Porto, quem quiser pode ficar-se por descobrir apenas as novidades no que diz respeito a lingerie ou brinquedos sexuais, assistir a espetáculos de striptease ou circular entre os espaços dedicados a movimentos artísticos subordinados ao erotismo. Mas não vão faltar propostas mais práticas, digamos.

A área de demonstrações de sexo vai ser ocupada por espetáculos ao vivo pensados para o público masculino e feminino e também para os casais, divididos por vários palcos. Os protagonistas são atores e atrizes conhecidos como a portuguesa Érica Fontes ou a húngara Amirah Adara. Em alguns momentos o público pode até mesmo participar. Também se vai mostrar ao vivo como se faz um filme para maiores de 18 anos.

Exclusivamente para casais encontra-se a zona swinger, este ano com dois clubes presentes. Os casais que a visitem e tenham a curiosidade de conhecer esta prática sexual também vão poder passar à prática num quarto escuro criado para o efeito. Pela primeira vez também haverá uma orgia swinger. Quem se atreve?

Pensada especialmente para a comunidade LGBT existe a área “HotGay”. Há massagens (com ou sem final feliz), espetáculos de sexo ao vivo — incluindo trios, fisting e bukakes. E, claro, um quarto escuro “onde não existem limites à imaginação”, escreve a organização.

Fazer todas as perguntas sexuais que sempre quis (e nunca teve coragem)

O salão erótico não é só para aqueles que dominam a arte do sexo. Os mais tímidos e introvertidos são bem-vindos e não falta um “Consultório Sexológico” com sessões de aconselhamento sexual para todos os que dele necessitarem. E, pela primeira vez na história do Eros Porto, a tirar dúvidas vai estar um homem, o sexólogo Rui Amorim.

Mas o Eros Porto tem várias outras propostas, que pode consultar na página oficial. A entrada na Exponor custa 13 euros (22 euros para casal) e pode fazer-se quinta, sexta e sábado das 15h00 às 02h00 e domingo das 15h00 às 22h00.