Ingvar Kamprad, fundador da marca de mobília sueca Ikea, afirmou que compra a sua roupa em feiras de segunda mão para poupar dinheiro. A declaração foi feita num documentário que será emitido na televisão sueca.

Kamprad, de 89 anos, afirma que foi o seu hábito de poupar dinheiro que levou a que o Ikea se tornasse uma das maiores marcas do mundo. O sueco diz que este traço de personalidade advém do meio onde cresceu: “É natural em Smaland [uma região agrícola] as pessoas serem poupadas”, declarou.

Esta constante procura pelas opções mais baratas fez com que Kamprad protagonizasse episódios caricatos, como da vez em que afirmou “só corto o cabelo quando estou em países em desenvolvimento”. O sueco também deslocou a sua empresa para a Dinamarca para poder fugir aos impostos.

Segundo os últimos relatórios da imprensa sueca, Kamprad terá acumulado uma fortuna de quase 65 mil milhões de euros ao longo da vida. Em 2006, a Forbes considerou o sueco como a quarta pessoa mais rica do mundo, estando a sua fortuna avaliada em mais de 25 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR