787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo com frio e estilo "Obama à portuguesa"

Este artigo tem mais de 5 anos

O espetáculo oferecido pela autarquia de Lisboa ao Presidente da República contou com sete atuações e foi longo demais para o frio que se fazia sentir. Mas nem isso demoveu os fãs... de Marcelo.

12 fotos

O dia de Marcelo já ia longo, mas para o público que acorreu à Praça do Município, a noite estava a começar. E as vozes a aquecer. Aqui e além, para lá das grades que demarcavam a zona da plateia sentada, ouvem-se gritos: “Mar-ce-lo, Mar-ce-lo, Mar-ce-lo!”

O recém-empossado Presidente da República era a cara do cansaço quando assomou ao varandim dos Paços do Conselho ladeado por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O autarca da capital agradece a presença de Marcelo Rebelo de Sousa “na varanda onde um dia foi proclamada a República”. E está dada a ordem de partida para um espetáculo longo e um pouco desarticulado, mas não o suficiente para se tornar enfadonho.

Mariza já estava em palco e abriu o espetáculo a cantar “A Portuguesa”. A fadista cantava com uma voz algo trémula, mas isso não impediu o Presidente da República de se mostrar emocionado, nem de a acompanhar. Após o hino, Marcelo e Medina descem, atravessam o palco e tomam os lugares de honra na primeira fila em frente ao palco, na plateia sentada, rodeados por crianças da freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

Ouve-se “Ó gente da minha terra” e Mariza desce do palco para saudar Marcelo de Rebelo Sousa. É assim que sai de cena a primeira das sete atuações da noite.

Segue-se um compasso de espera de alguns minutos, que se repetiu entre todas as performances e se estendeu a toda a cerimónia, fazendo prolongar a noite fria. A cada pausa, o apresentador Júlio Magalhães — durante muitos anos o parceiro de Marcelo nos seus comentários na TVI — convidava a audiência a assistir a alguns dos momentos marcantes da tomada de posse, que passavam nos ecrãs gigantes situados à direita e esquerda do palco. Uma forma de não deixar quem assistia esquecer que a estrela mais brilhante do espetáculo era Marcelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A temperatura estava abaixo dos dez graus e muitos dos que estavam sentados na plateia colocavam as mantas verdes e vermelhas pelos joelhos (cortesia da CML), mas quem estava de pé ao frio e a tiritar não tinha intenção de arredar pé.

“Se me vai perguntar se votei Marcelo, votei sim senhor! Gosto muito dele e estou a gostar muito do espetáculo!”, disse uma espectadora entusiástica ao Observador. Apenas uma das muitas pessoas que não faltou à chamada e aderiu à iniciativa da autarquia para homenagear o Presidente de República.

Paulo de Carvalho entrou de seguida e cantou uma das canções que foi senha do 25 de abril de 1974, “E depois do adeus”. Os mais velhos do público cantam também, as crianças saltam, agitam-se entre as cadeiras e aproveitam todas as oportunidades para pedir autógrafos, beijinhos e abraços a Marcelo Rebelo de Sousa.

Os jovens, em especial um grupo estridente de raparigas, não tardam a saltar também: é a vez de Diogo Piçarra cantar e as fãs não moderam os gritos de entusiasmo. O cantor atento às seguidoras alerta que “isto vai ser curtinho” e aproveita para deixar o convite “também ao senhor Presidente” para o seu próximo concerto.

Passa uma hora do início do espetáculo quando o grupo HMB entra em cena e põe toda a gente a dançar para aquecer. As mantas ainda andam por ali, mas mais em cima das cadeiras do que das pernas. A diversão é muita, a segurança vê-se mas não se sente e quase nos esquecemos que estamos a escassos metros do mais alto representante da nação. A política de Marcelo em relação à proximidade parecer ser “dar para receber”.

A animação continua com o medley de José Cid, que põe miúdos e graúdos a cantar com ele e de, seguida, Pedro Abrunhosa, que convida os mais pequenos a saltarem para o palco. Já não se dança, salta-se. Fernando Medina e Marcelo Rebelo de Sousa incluídos. O público mais afastado do palco vibra também, mas olha com a expressão de quem nunca viu nada assim.

“Até parece o Obama, mas à portuguesa, assim à pobrezinha,” comenta-se na audiência. O adjetivo não foi dito num tom depreciativo e a frase era um elogio. Apesar da noite escura, as cadeiras brancas da plateia lembravam uma cerimónia nos jardins da Casa Branca. E o estilo festivo, mas não forçado, do espetáculo e, sobretudo, a disponibilidade e boa disposição do Presidente da República fez com que alguns recordassem a festa de tomada de posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Finalmente, o apresentador anuncia a “cabeça de cartaz”: Anselmo Ralph. Muitos jovens anseiam pela atuação do cantor angolano, mas não esquecem porque estão ali e aproveitam a pausa para o relembrar.

“An-sel-mo, Mar-ce-lo, An-sel-mo, Mar-ce-lo, An-sel-mo, Mar-ce-lo!”, gritam. Não rima, é certo. Mas um grupo de jovens na lateral à direita do palco achou graça ao trocadilho da aliteração e repetiu-a até ver surgir o seu ídolo em palco.

Anselmo Ralph cantou, encantou e até dedicou o êxito “A única mulher” a Marcelo: “se tivesse sido eleita uma mulher era a única, mas como foi o senhor é ‘o único homem'”, disse o cantor.

A simpatia do cantor para com o Presidente da República levou-o até a tropeçar e cair nas escadas do palco. “Já devia saber que isto ia acontecer,” brincou Anselmo Ralph aludindo à famosa queda que Pedro Abrunhosa deu num programa de televisão.

O cantor falhou o degrau porque “não podia dar as costas ao Presidente”, explicou no final aos jornalistas. O momento rapidamente foi parodiado na Internet.

via GIPHY


“Nem no Porto faz tanto frio!”, confessa Júlio Magalhães quando pega na deixa para encerrar o espetáculo, convidando os artistas, e também Marcelo e Medina, a subirem ao palco.

O Presidente da Câmara de Lisboa dá por encerrada a cerimónia de homenagem com a entrega de uma imagem de Santo António, padroeiro da capital ao novo chefe de Estado.

No final do espetáculo, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que a iniciativa do autarca tinha “ultrapassado as suas expectativas”, mas que agora “tinha direito a descansar um bocadinho”.

Marcelo gostou e não foi o único. “Isto é que foi uma boa forma de homenagear a proximidade com o povo” disse um dos espetadores em jeito de avaliação. “É mesmo o campeão das selfies”, disse outra espetadora acerca do Presidente da República, como que a confirmar que Marcelo Rebelo de Sousa não tinha sido ofuscado pelas outras estrelas da noite.

Veja alguns momentos do espetáculo na fotogaleria acima.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora