agenda-cultural-inverno_NORTE

Ana Moura começa a sua digressão nacional este sábado, no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Se Desfado foi um sucesso, Moura, o sexto álbum, parece ir pelo mesmo caminho. A voz da fadista começa a ouvir-se às 21h30 e os bilhetes custam entre 25 e 35 euros.

A Galeria Emergentes dst, em Braga, organiza a sua primeira mostra individual e convidou o artista portuense Sobral Centeno para a estreia. “Desprendida de intencionalidade realista, a pintura deste artista não ignora a realidade das sociedades contemporâneas, mas reinterpreta-a através do filtro imagético europeu, africano e brasileiro”, pode ler-se na folha da mostra, que inaugura no sábado, às 15h00, com a presença do artista. O acesso é gratuito.

Até domingo, Famalicão celebra a aproximação da primavera com a Semana da Camélia. Para começar há o Mercado Made in Camélia, com chocolates, compotas, chás e até vinho com travo à flor. Destaque também para as visitas à Quintas de Tarrio e de Penso, que abrem os portões dos seus jardins aos apaixonados por camélias para apreciarem as muitas flores que ali crescem. O passeio está marcado para as 09h30 de sábado e os interessados devem inscrever-se através do mail semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quatro meses passaram desde que morreu Paulo Cunha e Silva, o vereador que pôs a cultura no centro da agenda política do Porto. A Câmara não esquece e organiza a partir deste sábado, na Galeria Municipal, a exposição “P. – Uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso“, uma homenagem que reúne documentos sobre o seu percurso na área cultural e também propostas de artistas como Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Cristina Mateus, João Onofre, Miguel Palma, Pedro Tudela, Rui Chafes e João Louro. O acesso é livre.

A festa mensal dedicada às novas tendências da música eletrónica, a Heineken Starlight, marca encontro esta sexta, no Plano B do Porto, com Andy Butler. O DJ e produtor nova iorquino fundou o grupo Hercules & Love Affair em 2006 e mostra o que tem andado a fazer desde então a partir da uma da manhã. A entrada custa 1o euros e metade vale em consumo.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

Falta mais de uma semana para o Dia Mundial da Poesia mas o município de São João da Madeira já celebra. A próxima edição do Poesia à Mesa vai ter declamações nas ruas e nos espaços culturais, mas também em fábricas e restaurantes; há oficinas nas escolas e alguns espetáculos. É o caso de”Os Poetas”, um projeto de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes com música ao vivo e a poesia de Mário Cesariny, Herberto Hélder, Adília Lopes, António Ramos Rosa, Al Berto e Luiza Neto Jorge. Para ver este sábado, às 22h00, na Casa da Criatividade. Bilhetes entre os cinco e os 17 euros.

Conhecer uma das principais pinturas do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, através do teatro. É esta a proposta que Miguel Fragata leva ao museu centenário, sábado e domingo às 16h00. “Pedro, Pedra e Grão” vai permitir olhar para o Painel de São Pedro com outros olhos e saber que história se esconde naquela tela. O espetáculo é para maiores de oito anos e os bilhetes custam quatro euros.

painel sao pedro museu grao vasco

O que esconde o Painel de São Pedro?

Na última edição dos Portugal Festival Awards, os Diabo na Cruz levaram para casa o prémio de melhor atuação ao vivo de um artista nacional. Não surpreende: ao vivo as canções criam um ambiente de festa que os fãs não esquecem. É esse ambiente que se vai viver no sábado, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Os bilhetes custam 11 euros.

agenda-cultural-inverno_SUL

O blogue Bibliotecário de Babel, alimentado pelo jornalista José Mário Silva, e o programa em formato podcast Biblioteca de Bolso, também de José Mário Silva e de Inês Barroso, têm cerca de mil livros para dar a quem os quiser ler. Não há truque, apenas generosidade, e nem sequer é a primeira vez que esta “Grande Oferta de Livros” é organizada. Os interessados só têm de aparecer no domingo às 11h00 no Miradouro do Monte Agudo, em Lisboa, e podem levar para casa até cinco dos livros de que mais gostarem. Quem tiver livros em casa que não queira também os pode levar e, com isso, quem sabe, fazer alguém muito feliz.

Se há história que marcou a semana é a do anúncio do encerramento dos bares discoteca Jamaica, Tokyo e Europa, no Cais do Sodré para, no seu lugar, nascer um hotel. Que a noite do Cais do Sodré nunca mais será a mesma, dizem uns. Que o Jamaica “não pode acabar“, dizem outros. Os que guardam memórias destes três clubes, e também aqueles que ainda as querem construir, podem aproveitar este fim de semana para ali dançar até de madrugada. Aquelas noites têm os dias contados.

Antes de partir para a Guerra de Tróia, Agamémnon, rei de Micenas, enfurece Artemisa — a Diana romana, deusa da caça — por ter abatido um veado na floresta sagrada. Como punição, a deusa reclama o sacrifício de Ifigénia, filha mais velha do rei. Só assim Artemisa propiciará ventos favoráveis que conduzirão a frota grega à batalha. A história de “Iphigénie en Tauride” ganhou um libreto do compositor alemão Gluck no século XVIII e permanece até hoje como uma das suas obras mais marcantes. A ópera, com direção musical de David Peter Bates e encenação de James Darrah pode ser vista no Teatro São Carlos, em Lisboa, esta sexta-feira às 20h00 e no domingo às 16h00. Bilhetes (e já não há muitos) entre os 20 e os 50 euros.

peca-iphigenie-en-tauride36_1280x720_acf_cropped

“Iphigénie en Tauride” despedem-se do São Carlos no domingo. © Michael M. Matias / Observador

No Teatro D. Maria II estreia esta quinta-feira “Judite“, baseada no episódio do Antigo Testamento em que Judite entrou no acampamento de um poderoso exército para degolar o seu general, Holofernes, e assim libertar o seu povo. De Rui Catalão e com interpretações de Ana Guiomar, Cláudia Gaiolas e Tiago Vieira, está em cena até 27 de março, às quartas-feiras às 19h30, de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h30. O bilhete normal custa 16 euros (sujeito aos descontos habituais).

Chico Buarque vai estar no Campo Pequeno, em Lisboa. Mentira: as músicas do cantor e compositor brasileiro vão ser cantadas, mas não por ele. O espetáculo “Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos“, dos criadores brasileiros, Charles Möeller e Cláudio Botelho, mostra esta sexta-feira e sábado “as mais belas canções de Chico Buarque escritas para produções musicais como “Gota d’Água”, “Ópera do Malandro”, “O Corsário do Rei”, “Calabar”, “Quando o Carnaval Chegar”, “O Grande Circo Místico”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, entre outros. Além disso, a encenação conta a história de uma companhia de teatro através das memórias, já comprometidas pela idade, do seu diretor. Bilhetes entre os 20 e os 45 euros.

Dão-se “Intruções para Voar” no Cine-Teatro Louletano, no Algarve. Na verdade, trata-se de uma peça com texto inédito de Lídia Jorge, encenação de Juni Dahr e interpretações de Luís Vicente e Elisabete Martins e a história passa-se nos arredores de um aeroporto, onde Emil e Laura se encontram por acaso, em circunstâncias obscuras. Ele está de partida. O resto mostra-se este sábado às 21h30 e no domingo às 15h, com bilhetes a cinco euros.