Paulo Portas despede-se da liderança do CDS-PP no sábado. A intervenção será feita durante o 26.º Congresso dos centristas que deverá escolher Assunção Cristas como sua sucessora, que também intervirá no primeiro dia da reunião magna dos centristas.

O primeiro dia de Congresso em Gondomar (Porto) ficará marcado pela intervenção do ainda presidente, Paulo Portas, prevista para cerca das 12:40, antes da pausa para almoço dos congressistas.

Nuno Melo, que se retirou da corrida à liderança do CDS-PP, intervém antes de Portas, para apresentar o relatório dos deputados ao Parlamento Europeu.

Ainda no período da manhã está também prevista a apresentação do trabalho dos deputados à Assembleia da República pelo líder parlamentar, Nuno Magalhães, e intervenções do secretário-geral, António Carlos Monteiro, e do coordenador autárquico, Domingos Doutel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assunção Cristas discursa ao Congresso à tarde, a partir das 15:00, no período reservado à apresentação das moções de estratégia global, para dar a conhecer o seu documento de 31 páginas, com o título “Ambição e Responsabilidade”.

Apresentam também moções de estratégia global – que não obrigam a uma candidatura à liderança, mas que são obrigatórias para quem é candidato – o líder da tendência Alternativa e Responsabilidade, Filipe Anacoreta, o dirigente e deputado João Almeida, o porta-voz e apoiante da primeira hora de uma candidatura de Nuno Melo, Filipe Lobo D’Ávila, bem como de Telmo Correia, Diogo Feio, João Maria Condeixa, Mattos Chaves (da tendência Direita Social), bem como a Juventude Popular e a Federação dos Trabalhadores Democratas-cristãos.

A discussão das moções está prevista até à meia-noite, quando os trabalhos deverão encerrar. No período entre as 19:00 e as 21:00/22:00 deverão intervir ‘pesos-pesados’ do partido como o ex-ministro da Economia António Pires de Lima e o antigo líder parlamentar António Lobo Xavier.

Assunção Cristas poderá voltar a intervir perante o Congresso ainda no sábado, disse à Lusa fonte oficial do CDS-PP.

O segundo e último dia de reunião magna, no domingo, está reservado à eleição dos novos órgãos do partido, até cerca das 12:00, a que se deverá seguir o discurso de consagração de Cristas como líder dos centristas.

Paulo Portas tornou-se líder do CDS-PP em 1998, no Congresso de Braga, tendo estado afastado da direção centrista apenas dois anos, entre 2005 e 2007, durante a liderança de José Ribeiro e Castro.