O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou hoje que os Estados Unidos e a União Europeia não estão preparados para que o até agora candidato favorito dos republicanos Donald Trump seja Presidente.

“A Europa não está preparada, nem os Estados Unidos, para um Presidente que, na minha opinião, não tem qualquer experiência internacional”, declarou o responsável alemão à cadeia de televisão francesa I-Télé, citada pela France Presse.

O presidente do Parlamento Europeu considerou que “Trump pertence àquele grupo de pessoas que têm sempre um bode expiatório, mas nunca uma solução concreta”, fazendo um paralelo com a ascensão de um “populismo selvagem” na União Europeia.

“Ter na sua posse” os poderosos meios políticos e militares à disposição do Presidente dos EUA, acrecentou, “abriria a porta a decisões extremamente perigosas”.

Na entrevista à televisão francesa, Schulz não escondeu a sua preferência por “um outro candidato”.

O multibilionário Donald Trump assume-se hoje como o grande favorito para a nomeação republicana, ao ganhar 15 das 24 votações realizadas até ao momento. Ainda na corrida republicana estão Ted Cruz, Marco Rubio e John Kasich.

Do lado democrata, e após 22 votações realizadas, a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton está a liderar a corrida com 13 vitórias. O outro candidato democrata, Bernie Sanders, soma nove vitórias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR